Pesquisadores se reúnem em Cachoeiras de Macacu

Diário de Teresópolis - http://odiariodeteresopolis.com.br - 08/09/2010
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão executivo da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) divulgou a programação de palestras do I Encontro Científico do Parque Estadual dos Três Picos, que acontece nos dias 16 e 17 de setembro, na sede da unidade, em Cachoeiras de Macacu. O evento vai reunir pesquisadores que produziram trabalhos científicos sobre o parque e, além da troca de experiências, o instituto quer a contribuição dos especialistas para o aprimoramento da administração da unidade.

Entre os temas abordados nas 19 palestras estão estudos sobre aspectos da flora e fauna, trilhas interpretativas, biodiversidade e agricultura, conflitos de gestão e territoriais e biomonitoramento de recursos hídricos. Participam do encontro pesquisadores do Jardim Botânico, Inea, UFRRJ, UFRJ, Uerj, Unesp e Fiocruz.

O Parque Estadual dos Três Picos é a maior unidade de conservação de proteção integral do estado do Rio, com 58,7 mil hectares, e abrange áreas dos municípios de Cachoeiras de Macacu, Teresópolis, Silva Jardim, Nova Friburgo e Guapimirim. Com o maior índice de biodiversidade do estado, o parque reúne também cinco regiões hidrográficas, importantes para o abastecimento público de água. Suas trilhas e locais de escalada também constituem um importante polo de ecoturismo.

O Encontro será realizado na sede do Parque Estadual dos Três Picos, na Rodovia Rota 116, km 50. As inscrições para participação foram encerradas no dia 31 de agosto. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2334-6207, das 9 às 18 horas, ou pelo e-mail encontrocientifico.inea@ gmail.com. Os interessados também podem consultar o site do encontro, no endereço http://www.inea.rj.gov.br/unidades/tres_picos_i_encontro_cientifico.asp.

http://odiariodeteresopolis.com.br/leitura_noticias.asp?IdNoticia=15556
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Três Picos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.