Petição para ampliar parque na Chapada dos Veadeiros chega à Presidência da República

WWF - http://www.wwf.org.br/ - 24/05/2017
O WWF-Brasil e a Coalizão Pró-UCs entregaram nesta quarta-feira (24) à Presidência da República a petição com mais de quatro mil assinaturas pedido a assinatura do decreto que amplia o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

O decreto depende agora apenas da assinatura do presidente Temer para que o parque - um dos mais emblemáticos do Cerrado - tenha seu tamanho triplicado, de forma contínua, de modo a proteger amostras significativas da biodiversidade da região e que estão fora do limite atual do parque.

A petição entregue hoje é mais um passo da campanha #ampliaveadeiros iniciada em dezembro do ano passado e organizada pelo WWF-Brasil e a Coalizão Pró-Ucs - que reúne nove das principais organizações ambientalistas do país.

A comunidade local, artistas e cientistas aderiram à campanha. Conheça a campanha e assista aos vídeos.

Cerrado protegido

Unidade de conservação de proteção integral, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros tem hoje 65 mil hectares. Apesar de abrigar pontos de rara beleza cênica que atraem milhares de turistas todos os anos em busca de aventura e contemplação, o parque é composto predominantemente por uma vegetação savânica, embora de extrema importância na ecologia do bioma Cerrado.

Com a ampliação, outros ecossistemas florestais passarão a ser protegidos por lei. É o caso de formações de cerrado de altitude, com grande concentração de espécies endêmicas.

A fauna nativa da Chapada dos Veadeiros também será beneficiada com a medida. Espécies ameaçadas de extinção, como o lobo-guará e o pato-mergulhão terão ainda mais chance de sobreviver.

Sem contar que a nova área do parque também abriga cachoeiras, saltos e cânions que tornarão a unidade ainda mais atrativa para os praticantes de esportes de aventura e turistas.

A ampliação do parque de Veadeiros também é importante para que o Brasil cumpra seus compromissos junto à Convenção da Diversidade Biológica (CDB) e as metas do país na Convenção do Clima das Nações Unidas.



http://www.wwf.org.br/?58204/WWF-Brasil-entrega-petio-para-ampliar-parque-na-Chapada-dos-Veadeiros
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada dos Veadeiros
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.