PM é autuado por crime ambiental no entorno da Reserva do Tinguá

O Globo, Rio, p. 17 - 21/12/2006
PM é autuado por crime ambiental no entorno da Reserva do Tinguá
Fiscais do lhama apreendem caminhão com madeira retirada de sítio de policial

Fiscais do Ibama apreenderam na tarde de ontem um caminhão repleto de madeira retirada irregularmente de um sítio na zona de amortecimento da Reserva Biológica do Tinguá, em Nova Iguaçu, na localidade conhecida como Rio do Ouro. Ao chamarem o proprietário do terreno, os fiscais tiveram uma surpresa: era um policial militar, que chegou fardado e numa moto da corporação. Ele foi autuado e multado e responderá pelo crime de desmatamento. As árvores derrubadas dariam lugar a plantações.

Os fiscais do Ibama chegaram até o sítio Santo Antônio, por volta de 13h, após receberem uma denúncia. No local, eles encontraram um caminhão, placa LBX-5778, cheio de madeira nativa e uma grande área desmatada. O motorista do caminhão informou o telefone do proprietário do terreno, que foi chamado pelos fiscais.

O PM, que se apresentou como Carlos Corrêa, disse ser batedor da Casa da Moeda, e usava um capacete com a inscrição do Grupamento Tático Motorizado (GTM). Ele compareceu fardado e numa moto oficial.

Segundo os fiscais, os cortes de árvores nativas foram feitos para o plantio de eucalipto e quiabo e a madeira seria levada para uma olaria próxima.

Unidade, criada em 89, tem reserva de Mata Atlântica
A propriedade do PM não fica dentro da área de proteção, mas numa zona de amortecimento. Os cortes de árvores são possíveis, mas dependem de autorização do Ibama.

Esta unidade foi criada em 1989 para proteger amostras representativas de Mata Atlântica, com especial atenção para os recursos hídricos, e proporcionar o desenvolvimento das pesquisas científicas e educação ambiental. Sua área total é de 26 mil hectares. No local, espécies nativas como jequitibás, sapucaias, guapuruvus, jatobás e quaresmeiras são encontradas, além de orquídeas em grande abundância. A reserva apresenta ainda uma fauna bastante diversificada, destacando-se dois grupos: as aves, com 296 espécies, e os anfíbios, com 52 espécies.

O Globo, 21/12/2006, Rio, p. 17
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tinguá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.