Polícia Federal e Sanecap promovem plantio de mudas no Parque Massairo Okamura

SEMA/MT - www.sema.mt.gov.br - 09/12/2009
Cerca de 1.500 mudas de espécies florestais nativas serão plantadas no Parque Estadual Massairo Okamura, em Cuiabá. A solenidade que marca a ação será nesta quinta-feira (10.12), às 9 horas. A ação conjunta desenvolvida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Departamento de Polícia Federal e a Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), visa recuperar áreas degradadas e também busca a compensação do meio ambiente pela emissão de gases de efeito estufa (GEE).

A Polícia Federal, dentro do Programa Carbono Neutro, irá plantar cerca de 500 mudas enquanto a Sanecap deve plantar aproximadamente mil mudas em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em razão da construção de uma unidade coletora na área do parque.

A superintendente de Educação Ambiental da Sema, Vânia Márcia Montalvão Guedes, explicou que a ação conjunta tem por objetivo mostrar para a população que existem várias formas de promover a recuperação de áreas degradadas.

A ação da Polícia Federal vem sendo realizada em todo o país. Em 2008, foram plantadas 500 mudas de ingazinho, aroeira e jenipapo, no Parque Estadual "Zé Bolo Flô", de 66 hectares de Cerrado, localizado no bairro Coophema, no Grande Coxipó. As mudas foram plantadas em uma área degradada de aproximadamente dois hectares, como parte do Programa Carbono Neutro, que tem por objetivo executar ações de conservação ambiental e recuperação de áreas degradadas por meio do plantio de árvores nativas, propiciando o desenvolvimento da flora e a proteção da fauna, além da compensação pela emissão de gases de efeito estufa - GEE emitidos pela Polícia Federal em sua atividade fim.

As mudas que serão plantadas no Parque Estadual Massairo Okamura foram doadas pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

PARQUE MASSAIRO OKAMURA

O Parque Estadual Massairo Okamura é uma unidade de conservação localizada no bairro Morada do Ourto, criada pelo decreto lei 7.506, de 21/09/2001. Com uma área de 53,75 hectares, o Parque funciona das 6h às 18 horas.

Com um espaço para caminhadas, o Parque tem entre seus objetivos a proteção da nascente do córrego do Barbado e a conservação de uma área florestada de extrema importância por apresentar espécies da fauna e da flora de Cerrado. Entre as epécies que podem ser localizadas na área do parque estão a Farinheira, Sete Casca, Lixeira, Angico, Barbatimão Branco, Ingá, Algodãozinho e Sucupira Preta.

SERVIÇO

Plantio de mudas e assinatura do Termo de Compromisso para o Plantio e Manutenção de Arvores - Sema e PF, Sanecap
Data: 10.12
Horário: 9 horas
Local: Parque Estadual Massairo Okamura, Cuiabá
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Massairo Okamura
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.