Presidente do ICMBio anuncia medidas de estruturação do Parna da Serra da Bodoquena

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 26/10/2010
O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Rômulo Mello, anunciou neste final de semana, na abertura do I Congresso de Natureza, Turismo e Sustentabilidade, em Bonito, no Mato Grosso do Sul, medidas de estruturação do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, um dos atrativos que pode fortalecer o turismo de natureza na região.

O conselho consultivo da unidade, segundo Rômulo, será implantado nesta semana. Já o plano de manejo pode ficar pronto antes da primeira metade de 2011, o que permitirá a visitação do público. Hoje, o Parque da Serra da Bodoquena permanece fechado para visitantes. "Esta é uma área muito importante para a conservação e será implementada", disse Mello, ao arrancar aplausos da plateia.

O Parque da Bodoquena, criado há 10 anos com 74 mil hectates, estava impedido de criar seu conselho consultivo por conta de uma ação judicial movida por produtores rurais. Na verdade uma tentativa adicional a ações anteriores que pediam a anulação do decreto de criação do parque. Entretanto, os esforços contrários à criação e implementação da unidade de conservação foram barrados por julgamentos realizados recentemente.

Rômulo Mello afirmou ainda que o ICMBio deve propor em breve uma ampliação dos limites do parque, pois muitas das nascentes dos rios que garantes o turismo de Bonito permanecem desprotegidas. Novas áreas protegidas também devem ser propostas na bacia do Alto Paraguai, anunciou o presidente do órgão. "A fragilidade do Pantanal mostra que a região do Alto Paraguai possui um número muito reduzido de unidades de conservação", disse ele.

Organizado pela Fundação Neotrópica, em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e o Instituto Homem Pantaneiro, o I Congresso de Natureza, Turismo e Sustentabilidade começou no domingo (24) e segue durante a semana. O encontro discute estratégias de conservação aliadas à promoção do ecoturismo.


http://www.icmbio.gov.br/noticias/presidente-do-icmbio-anuncia-medidas-de-estruturacao-do-parna-da-serra-da-bodoquena
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Bodoquena
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.