Projeto de educomunicação ensina moradores do entorno de UCs da Bahia a editar jornal

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 12/08/2009
O Parque Nacional (Parna) do Descobrimento e a Reserva Extrativista (Resex) Marinha de Corumbau, no extremo Sul da Bahia, vão pôr em prática uma iniciativa de educação ambiental diferenciada. Comunidades que vivem no entorno das duas Unidades de Conservação (UCs) vão receber, ainda neste mês, formação para editar jornais comunitários. Os próprios moradores irão produzir textos e fotos.

A estratégia de utilizar a produção de um jornal comunitário para promover educação e mobilização é uma das ferramentas da educomunicação, que busca fazer com que as pessoas reflitam sobre a importância da cidadania, saúde, cultura, respeito ao meio ambiente, unidades de conservação e suas relações com os demais membros da comunidade. É o que se chama de "aprender fazendo".

A estratégia faz parte das recomendações do Programa de Educomunicação Socioambiental, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), e da Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental (Encea), documento que está sendo desenvolvido pelo ICMBio para trazer diretrizes sobre a gestão da comunicação em UCs a serviço da educação ambiental.

CONSCIENTIZAÇÃO - A equipe do Parque Nacional do Descobrimento acredita que o projeto irá contribuir para a ampliação do nível de conscientização das comunidades sobre a realidade em que elas vivem, o que por si só tem o potencial de possibilitar mudanças, para melhor, nas diferentes áreas.

A formação será realizada em oficinas para as comunidades de Pontinha I, II, Riacho das Ostras e Primeiro de Abril, no Parque Nacional do Descobrimento. Na Resex Corumbau, vai envolver participantes de Cumuruxatiba, Corumbau, Barra Velha, Veleiro, Imbassuaba e Caraíva. São comunidades de pescadores artesanais e agricultores familiares.

A proposta é que esse grupo planeje a criação do jornal e proponha formas de continuar o projeto por conta própria. O papel da consultoria é o de mediar esse processo. A continuidade do processo de educomunicação será feita pela própria comunidade. Em novembro, está previsto um encontro entre os participantes do projeto e jornalistas da imprensa local, para compartilhar experiências e propôr parcerias.

O trabalho é desenvolvido por consultoria contratada pelo Instituto Chico Mendes, autarquia federal responsável pela gestão das UCs, em parceria com o Projeto Corredores Ecológicos, do Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento (Prodoc/PNUD).

Criado em 1999, o Parque Nacional do Descobrimento preserva 21.129 hectares de Mata Atlântica e rios importantes para a região, como o Cahy - um dos primeiros locais do Brasil descoberto pela esquadra de Pedro Álvares Cabral. No entorno do parque há assentamentos de reforma agrária, pescadores, e pequenos e médios produtores rurais.

Já a Reserva Extrativista Marinha do Corumbau é uma área de 90 mil hectares que correspondem a 65 km de praias, localizada no banco dos Abrolhos, criada para a proteção da cultura e meios de vida da população tradicional, formada por famílias pescadoras.

As duas unidades de conservação fazem parte do Corredor Central da Mata Atlântica e do Mosaico de Áreas Protegidas do Extremo Sul da Bahia, que reúnem ainda outras áreas protegidas da região.

Para saber mais acesse:

www.icmbio.gov.br
http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=20&idConteudo=7740&idMenu=8032
www.encea.blogspot.com - Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental
www.nheengatu.ning.com - Comunidade de Aprendizagem sobre Educomunicação, Mídia Social

Mais Informações:
Parque Nacional do Descobrimento - (73) 3298-1140
Resex Corumbau - (73) 3298.1848
Débora Menezes, Consultora de Educomunicação - debieco@uol.com.br
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Descobrimento
  • UC Marinha do Corumbau
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.