Projeto libera área da Ilha Grande para resorts: proposta de novo plano diretor de Angra e criticada por ambientalistas e pela diretoria da Uerj

O Globo, Rio, p.20 - 26/11/2003
Projeto libera área da Ilha Grande para resorts.
Proposta de novo plano diretor de Angra é criticada por ambientalistas e pela diretoria da Uerj
Elenilce Bottari O projeto do novo plano diretor de Angra dos Reis ainda não foi concluído, mas já está provocando protestos de entidades ambientalistas e da diretoria da Uerj, cessionária por 50 anos do terreno do antigo Presídio Cândido Mendes, na Ilha Grande, que o prefeito quer transformar em área de resorts. Pelo projeto, a região da Praia de Dois Rios (hoje de preservação integral) seria transformada em zona de turismo de grande porte. Com isso, seria autorizada a construção de resorts, hotéis, marinas, apart-hotéis e similares numa área intocada. A universidade, que tem um centro de pesquisas na ilha, encaminhou uma carta de protesto à prefeitura de Angra dos Reis. O texto é assinado pela reitora Nilcéia Freire; pela sub-reitora de Pós-Graduação e Pesquisas, Maria Andréa Loyola; pelo coordenador científico do Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (Ceads), José Marques; e por todos os cientistas que trabalham no campus da Ilha Grande. Na carta, os representantes da instituição lembram que o lugar é área de preservação integral e, por isso, nele só é permitida a entrada de pesquisadores. Lembram ainda que a proposta derruba a cessão de 50 anos feita à Uerj no termo de ajustamento de conduta assinado na época da desativação do presídio, em 1994. A Uerj vem sendo desconsiderada e ignorada, o que por si só já demandaria uma manifestação de protesto”, diz o texto. No entanto, o protesto e a rejeição que aqui se colocam não se devem apenas a esse aspecto; referem-se também ao que isso e outros pontos do projeto da prefeitura podem significar para os destinos da Ilha Grande — às conseqüências negativas — tratando-se de uma verdadeira ameaça a toda uma perspectiva de preservação e de referência ecológica em relação à ilha. Parece que esta é mais uma batalha numa guerra velha — os ambientalistas que o digam”, afirma a carta-protesto.
O Globo, 26/11/2003, p. 20
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilha Grande (PES)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.