Proteção às Ilhas Cagarras avança com estudo sobre pesca na região

O Globo, Ciência, p. 28 - 14/08/2009
Proteção às Ilhas Cagarras avança com estudo sobre pesca na região
Projeto de conservação deve ter nova audiência pública em setembro

Carlos Albuquerque

Em busca de consenso, o projeto de transformação das Ilhas Cagarras em um monumento natural chega a mais uma etapa na próxima segunda-feira, quando o Instituto Chico Mendes, do governo federal, vai sediar uma reunião para analisar um estudo sobre o potencial pesqueiro da região. O trabalho, encomendado à Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca, é o resultado da pressão feita por pescadores e praticantes de pesca submarina que, durante uma audiência pública, realizada em 2007, contestaram a ideia inicial do órgão, que pretendia criar nas Cagarras um tipo de unidade de conservação que restringiria completamente essas atividades.

- O estudo mapeou os usuários das Cagarras, identificou de onde são os pescadores que atuam ali, além de mostrar avaliações dos pescadores sobre os estoques do local - explica Rogério Rocco, coordenador regional do Instituto Chico Mendes.

Segundo Rocco, a etapa seguinte à análise do estudo vai ser o detalhamento da categoria escolhida - o arquipélago deve se transformar no terceiro monumento natural do Brasil (as outras unidades são o Monumento Natural dos Pontões Capixabas e o Monumento Natural da Foz do São Francisco).

- Depois vamos marcar uma nova audiência pública, possivelmente em setembro, para discutir e finalizar o projeto. Mas o desenho final do projeto não vai prejudicar as atividades de pesca artesanal naquela região. Nossa estratégia é de inclusão.

Pesca submarina não deve sofrer restrições
Na primeira audiência, realizada no auditório da Universidade Cândido Mendes, a proposta de transformar as Cagarras em uma unidade de conservação que estimularia o turismo contemplativo, mas proibiria todo o tipo de pesca, inclusive a artesanal e a caça submarina esportiva, foi rechaçada pela maioria das 300 pessoas presentes à reunião.

Na ocasião, a ONG Vivamar, em parceria com a colônia de pesca Z-13, apresentou uma proposta alternativa, de uma unidade de conservação de uso sustentável, permitindo a pesca amadora e artesanal (sem uso de redes ou armadilhas) em torno das Cagarras até 500 metros de distância.

- A proposta inicial era muito abrangente e restritiva. Por isso ela foi rejeitada - diz Luiz Antonio Pereira, vice-presidente da Fipsa (Federação Internacional de Pesca Esportiva em Apnéia, na sigla em francês). - Além do mais, quando tentaram impor aquele projeto, não apresentaram nenhum estudo científico sério, que incluísse também o seu impacto social. Todos os presentes eram e ainda são a favor da proteção das Cagarras, mas não daquela forma. É uma questão de bom senso.

O representante do Instituto Chico Mendes diz que o aperfeiçoamento do projeto se deu exatamente porque a maior parte das propostas alternativas apresentadas na primeira audiência pública foram absorvidas.

- Acolhemos a maior parte das reivindicações dos pescadores e elas serão integradas ao projeto, inclusive quanto ao uso sustentável do local Em relação à pesca submarina, isso só poderá ser definido depois da criação da unidade, quando for elaborado o seu plano de manejo.

Até lá, a pesca submarina continuará sem restrições. Mas a ideia é que também não haja maiores impedimentos.

O Globo, 14/08/2009, Ciência, p. 28
UC:Monumento Natural

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilhas Cagarras
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.