Reserva amazônica terá manejo em dois meses

Agência Amazônia - www.agenciaamazonia.com.br - 26/08/2009
Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) entregou esta semana ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) um Sistema de Informações Geográficas (SIG) completo sobre a Reserva Biológica (Rebio) do Jaru. O produto é fruto de termo de cooperação assinado em 2007 entre os órgãos para dar agilidade à elaboração do plano de manejo obrigatório para planejamento das ações na unidade de conservação.

Criada em 1979 e ampliada em 2005, a Rebio de Jaru tem 293 mil hectares, está localizada nos municípios de Ji-Paraná, Vale do Anari e Machadinho do Oeste e conta com mais de duas mil espécies de peixe e riquíssima avifauna. Agora todo esse patrimônio poderá ser melhor protegido com o suporte do plano de manejo, que deve ficar pronto em dois meses.

"Manejo caro e trabalhoso"

"Hoje o ICMBio está focado na concretização de mais de 100 planos de manejo de unidades por todo o País, é um processo caro e trabalhoso, por isso foi tão importante receber a ajuda gratuita do Sipam aqui em Rondônia", revela Luiz Sérgio Ferreira Martins, analista ambiental da unidade.

Reunindo dados coletados em campo, informações de reuniões de trabalho e bibliografia já disponível, o trabalho contém 21 mapas e todas as características naturais da unidade. Os limites da reserva, sua hidrografia, geologia, pedologia, vegetação, elevação do terreno, rodovias próximas e imagens de satélite estão entre as informações reunidas pelo Sipam em arquivos digitais que podem ser consultados e atualizados através de softwares de geoprocessamento.

O material foi entregue ao diretor de unidades de conservação do ICMBio, Ricardo Soavinski, durante reunião no Centro Regional do Sipam em Porto Velho. No ato, Janete Rodrigues, chefe de sensoriamento remoto do Sipam, salientou que além da entrega do produto, o Sipam capacitou os 12 servidores do ICMBio para uso do software ArcGis, um dos que permite o manuseamento das imagens e informações.
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jaru
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.