Reserva Biológica do Jarú/RO é ampliada

Ministério do Meio Ambiente - 03/05/2006
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ampliou em 60 mil hectares os limites da Reserva Biológica do Jarú, situada em Rondônia. O decreto presidencial foi publicado nesta quarta-feira (03) no Diário Oficial da União. A reserva possui, agora, aproximadamente 350 mil hectares.

Com a medida, os limites da reserva, que antes faziam divisa com uma propriedade privada, se estendem até o Rio Machado, o que deverá facilitar a fiscalização e a prevenção de invasões. As áreas desapropriadas com a ampliação serão indenizadas.

Criada em julho de 1979 para proteger amostras representativas da floresta amazônica, a reserva do Jarú possui também uma área de transição do bioma Amazônia para o Cerrado. É caracterizada pelo predomínio de Floresta Fluvial com cobertura vegetal do tipo Floresta Tropical Aberta com Palmeiras.

A reserva é considerada fonte de grande riqueza biológica. Espécies de macacos, guaribas, micos, tamanduás, jacarés e tartarugas, mutuns e jacumins podem ser encontradas na região. Estudos apontam que ela possui cerca de 2 mil espécies de peixes. A área que a reserva incorporou já era considerada pelo governo como prioritária para a conservação. (Marluza Mattos/ MMA) 03/05/2006
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jaru
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.