Reserva Extrativista do Acre amplia sistema de comunicação

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 13/06/2014
As comunidades da Reserva Extrativista (Resex) do Cazumbá-Iracema (AC) foram beneficiadas com a instalação de um Telecentro e antena de telefonia fixa. A ideia é ampliar o sistema de comunicação da Unidade de Conservação (UC) e facilitar o contato entre os gestores da reserva e a população local.

A central telefônica é fruto do Programa TelecentrosBR, do Governo Federal. A UC também recebeu mais um telefone fixo, instalado na comunidade do Médio Caeté, por meio de uma parceria firmada com a WWF-Brasil, Organização Não Governamental (ONG) que atua na conservação e recuperação ambiental em todo o mundo.

Por conta da distância que se encontram da cidade de Sena Madureira, terceiro município mais populoso do estado, as famílias que vivem na Resex terão, a partir de agora, a comunicação facilitada com parentes, amigos e instituições. "Esse telefone vai melhorar muito a nossa vida. Agora, podemos resolver muitas coisas por telefone e economizar algumas viagens até a cidade. No caso de alguma urgência, picada de cobra ou ferroada de arraia, por exemplo, nós também podemos entrar em contato com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) ou outras instituições para nos ajudar, o que é muito bom. Nos traz mais segurança", disse João Gadelha, representante da comunidade no Conselho da UC.

Além disso, a comunidade do Núcleo do Cazumbá recebeu 10 computadores com impressora e acesso à internet via satélite, mesas, cadeiras e armários. Com isso, os jovens da região poderão ter acesso a conteúdos disponibilizados na rede para estudar. "Em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre estamos planejando a realização de cursos para capacitação dos moradores. Também estamos articulando junto às operadoras de telefonia a solicitação de instalação de orelhões nas comunidades, escolas e postos de saúde da Reserva, conforme dispõe o Decreto Federal no 7512/2011" explicou o chefe da UC, Tiago Juruá.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4859-resex-do-cazumba-iracema-amplia-sistema-de-comunicacao.html
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Cazumbá-Iracema
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.