Reserva na Bahia garante defeso do camarão

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 29/04/2013
Terminou nesta segunda-feira (29) a operação "Defendendo o Camarão", promovida pela Reserva Extrativista (Resex) do Cassurubá, no litoral da Bahia. O objetivo foi garantir o cumprimento do defeso (época do ano em que é proibida a pesca) de várias espécies de camarão no interior e zona de amortecimento da unidade, além de combater crimes ambientais.

O defeso é regulado pela Portaria 179, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra a reserva. Recém-publicada, ela estabelece regras para a pesca na porção marítima e entorno da unidade de conservação.

Durante os seis dias de operação, foram aplicados nove autos de infração e apreendidos camarões, lagostas, madeiras serradas, carvão vegetal e embarcações. A ação abrangeu os municípios de Alcobaça, Caravelas e Nova Viçosa, com o apoio dos agentes de fiscalização do ICMBio e Ibama, bem como de policiais da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) de Porto Seguro.

Com apoio da lancha SEAP-11, resultado de parceria dos ministérios da Pesca e do Meio Ambiente, foram feitas 30 abordagens a embarcações em alto-mar, 11 vistorias em área comercial e residencial que comercializam camarão, três vistorias em carpintarias e quatro em propriedades rurais no interior da resex (porção terrestre).



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/3931-cassuruba-promove-operacao-de-fiscalizacao.html
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Cassurubá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.