Resex do Cazumbá-Iracema completa 10 anos com festa e homenagem

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 05/10/2012
Com o objetivo de relembrar os anos de luta que precederam a fundação da unidade de conservação (UC) e comemorar as melhorias realizadas nos últimos anos, a Reserva Extrativista do Cazumbá-Iracema, celebrou entre os dias 22 e 23 de setembro, aniversário de 10 anos. Com o apoio da comunidade do Núcleo do Cazumbá, a equipe da UC organizou um evento que incluiu atividades como o atendimento às famílias locais, música, lançamento de exposição fotográfica, torneio de futebol e homenagem ao líder extrativista Aldeci Maia.

A festa também proporcionou momentos de integração entre as famílias da comunidade, com atividades de lazer que se dividiram em quadrilha, futebol, bingo e forró, com barracas de comida e até realização de casamentos. Durante o evento, 12 casais oficializaram a união, uma das possibilidades oferecidas pelo Projeto Cidadão, parceiro do evento, que fez mais de 500 atendimentos às famílias da reserva e entorno. Além do casamento, emissão de documentos como certidão de nascimento, identidade, CPF, Carteira de Trabalho e Título de Eleitor, foram propiciados à população, que lutou e cresceu junto com a unidade de conservação.

A exposição fotográfica "As Amazônias da Cazumbá" foi lançada durante a comemoração. Para retratar a beleza natural e sócio-cultural da reserva, foram exibidas imagens que exploram a história, a cultura e a vida do lugar. Responsáveis pela exposição, a fotógrafa Aurelice Vasconcelos e o fotógrafo Rubens Matushita, assinam as fotografias ao lado do analista ambiental Luciano Malaski. O trio esteve presente na reserva para prestigiar o evento.

O líder extrativista Aldeci Cerqueira Maia, o Nenzinho, foi o grande homenageado do evento. Seu trabalho de organização e mobilização comunitária para a criação de uma das maiores reservas extrativistas do país, com a preservação de mais de 750 mil hectares de Floresta Amazônica no Acre, foi aplaudido por todos os presentes.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral5/3378-resex-do-cazumba-iracema-completa-10-anos-com-festa-e-homenagem.html
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Cazumbá-Iracema
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.