RESEX Mapuá realiza 2ª etapa do cadastramento e promove diversas atividades

Marajó Online - http://www.marajoonline.com.br - 08/04/2012
A Reserva Extrativista Mapuá, na Ilha de Marajó (PA), terminou no último dia 01/04 sua segunda fase de cadastramento da Unidade. Desta vez foram cadastradas mais quatro comunidades - Lago do Jacaré, Santa Maria, Perpétuo Socorro Novo e Lago do Socó - com mais de 100 famílias e aproximadamente 1000 pessoas.

O cadastramento já está na sua fase final, mas esta etapa foi muito importante, pois a equipe percorreu a área da Resex de mais difícil acesso, devido à variação do nível do rio, permitindo melhor entrada nesta época do inverno.

O cadastramento seguiu a ideia da etapa anterior, sendo feito com a presença de Analistas Ambientais do ICMBio, trazendo um maior contato entre o órgão e a população, principalmente nesse pedaço da Reserva, por ser muito menos acessado durante o restante do ano.

A equipe contou com a participação dos colaboradores do Projeto da Medida de Desenvolvimento do Marajó (ICMBio/CNS/GIZ/IDEFLOR) - Edel Moraes, trazendo "Oficinas de Associativismo e Cooperativismo" e Ivanildo Brilhante com "Oficinas de Manejo do Açaí". Além desses colaboradores, outra importante participação foi a presença do Chefe do Escritório da EMATER/Curralinho-PA, Eng. Sandro Pinheiro, que iniciou um trabalho de identificação para futuras hortas orgânicas comunitárias da RESEX, vistoria no viveiro de mudas e a revitalização da casa de farinha na comunidade São Sebastião do Aramã, trazendo conhecimento técnico e efetivando uma parceria entre os órgãos.

Além de tudo isso, a Escola Municipal da Comunidade Santa Rita, preparou durante esse período um vídeo e está participando do Concurso Ecovídeo das Escolas - 4ª Semana do Meio Ambiente da TV Escola - essa ideia é produzir um vídeo sobre um projeto de meio ambiente de sua escola, se baseando nos temas da Conferência Rio+20 e na seguinte pergunta norteadora: Qual é o seu papel na criação de um mundo sustentável?

A escola está contribuindo através da própria vivência para o tema da sustentabilidade e educação ambiental, no órgão e no país. Dessa experiência surgiu a ideia dos jogos para educação ambiental, são jogos de tabuleiro com diversos temas para levar informação de forma mais divertida, e não menos eficiente para as crianças, que são eles os grandes transformadores da realidade.

"O trabalho desenvolvido pelos diversos atores foi tão intenso e proveitoso, que levaremos nas próximas semanas as demandas dos jogos educativos, das hortas orgânicas, casa de farinha, cursos, tudo, para as respectivas Coordenações, isto tudo é fruto do contato e parcerias desenvolvidas nessas atividades, não são somente coletas de dados, são informações e contatos valiosos para gestão da Unidade", afirmou Diana de Alencar, gestora da RESEX Mapuá.




http://www.marajoonline.com.br/2012/04/resex-mapua-realiza-2-etapa-do.html

UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mapuá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.