Resex no Acre melhora sistema de comunicação

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 21/02/2013
A Reserva Extrativista (Resex) do Cazumbá-Iracema, situada no município de Sena Madureira, no Acre, e administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), realizou, no início deste mês, melhorias no sistema de comunicação. Foram instaladas estruturas de telefonia nas comunidades de Alto Rio Caeté e Núcleo do Cazumbá, facilitando o contato entre a equipe gestora e os moradores da unidade de conservação (UC).

A principal forma de comunicação entre gestores e comunitários ainda se dá por meio de mensagens colocadas na emissora de rádio local, lidas durante o dia, uma característica da região amazônica. Em algumas comunidades mais próximas à cidade, os moradores conseguem captar o sinal de telefonia por meio de antenas próprias para telefone celular rural, um recurso limitado por conta da ausência de energia elétrica contínua em boa parte das residências, o que impede o aparelho de ficar ligado durante todo o dia.

Com as novas estruturas de telefonia instaladas na reserva, uma área de mais de 750mil hectares de área, o processo de comunicação na região será facilitado. Na comunidade de Alto Rio Caeté, localizada a dez horas de viagem do município de Sena Madureira, foi instalado um kit de telefonia composto por antena, placa solar e um aparelho telefônico fixo.

Reunião

Em uma reunião realizada no início deste mês, a equipe gestora da Resex definiu, em conjunto com a comunidade, que o kit, financiado pela Fundação Moore em parceria com o WWF-Brasil, por meio do Projeto Cabeceiras II (Amazon Headwaters Initiative), será instalado na casa de um morador, mas ficará disponível para o uso coletivo.

De acordo com o analista ambiental e chefe da Reserva, Tiago Juruá, a escolha do local foi estratégica. As famílias da região do Alto Caeté chegam a ficar até seis meses isoladas na época de seca, sem acesso ou comunicação com a cidade. Também é uma região muito utilizada por caçadores ilegais na época da cheia”.

Segundo o chefe da UC, o telefone fixo auxiliará na fiscalização da área e possibilitará que os moradores se comuniquem com a equipe da UC em caso de emergências, ou que entrem em contato com parentes e órgãos públicos e privados na cidade.

A comunidade do Núcleo do Cazumbá também está sendo beneficiada. As cerca de 40 famílias que vivem próximas umas às outras na comunidade receberão um telefone público via satélite, instalado pela operadora Oi, concessionária responsável pelo serviço no Acre.

Ainda este ano, o Núcleo do Cazumbá também receberá a instalação de um Telecentro Comunitário do Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades (TelecentrosBR), do Ministério das Comunicações. O telecentro será equipado com 10 computadores, todos conectados à internet via satélite, que possibilitará que os moradores da Resex pesquisem, conversem e realizem o intercâmbio de informações e experiências com outras comunidades.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3705-resex-no-acre-melhora-sistema-de-comunicacao.html
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Cazumbá-Iracema
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.