Resex no Pará começa a legalizar manejo florestal

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 24/04/2013
A Reserva Extrativista (Resex) Verde Para Sempre, gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Porto de Moz, no Pará, começou a executar as medidas de estruturação da unidade e de incentivo às atividades produtivas, aprovadas em reunião com a direção do ICMBio em janeiro, que inclui ainda benefícios dos programas Bolsa Verde, Luz Para Todos e de assistência técnica, proteção e regularização ambiental.

Com relação à legalização do Plano de Manejo Florestal Comunitário (PMFC), a Resex conta com cerca de 20 comunidades de alto potencial para a exploração de recursos florestais, das quais seis já se encontram em fase de conclusão das propostas de gestão florestal, que devem ser apresentadas ao ICMBio.

A Resex já recebeu dos presidentes das associações de moradores das comunidades de Belém, Paraíso, Por Ti Meu Deus e Itapeua os pedidos de Autorização Prévia à Análise dos Planos de Manejos Florestal Sustentável (Apat). Esse é o primeiro passo para as comunidades legalizarem o manejo dos recursos florestais, principalmente a madeira. Pelo menos, cem famílias serão beneficiadas diretamente.

Os projetos de manejo são um esforço tanto das associações de moradores quanto do ICMBio e demais instituições, entre elas o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), a Universidade Federal do Pará (UFPA), o Comitê para Desenvolvimento (CDS) e o Instituto Floresta Tropical (IFT).

A reunião em que foi aprovado o pacote de medidas estruturantes para a Resex Verde para Sempre foi realizada em 21 de janeiro e contou com a presença do presidente e diretores do ICMBio, representantes dos ministérios de Minas Energia, Desenvolvimento Agrário, da Secretaria do Patrimônio da União, Conab, Governo do Pará e Prefeitura de Porto de Moz, além das lideranças comunitárias do CDS, FVPP e do STTR Porto de Moz.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/3917-resex-no-para-comeca-a-legalizar-manejo-florestal.html
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Verde para Sempre
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.