SDS apoia capacitação do ARPA na Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Uacari

Ceuc/AM - www.ceuc.sds.am.gov.br - 14/12/2010
O Programa de Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA) capacitou quatro analistas ambientais e seus assistentes de campo da rede de monitoramento da biodiversidade, no período de 02 a 09 de novembro, no âmbito do curso de capacitação de monitores da biodiversidade, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uacari, no município de Carauari (a 780 quilômetros ao sudoeste do Amazonas). A ação teve apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), por meio do Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC).

O objetivo do curso foi capacitar atores da rede de monitoramento da biodiversidade, pontos focais e assistentes de campo de Unidades de Conservação (UCs) apoiada pelo ARPA, além de oportunizar uma reciclagem aos monitores de fauna do Programa de Monitoramento da Biodiversidade e do Uso de Recursos Naturais em Unidades de Conservação Estaduais (ProBUC), executado por técnicos do CEUC.A Unidade de Conservação do Uacari foi escolhida para receber o curso de capacitação do ARPA, com base nos resultados de monitoramento da fauna e da flora desenvolvido, por meio do ProBUC.

O Programa de Monitoramento da Biodiversidade do Programa de Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA) tem como proposta monitorar a integridade da biodiversidade no conjunto das Unidades de Conservação (UCs) do ARPA, além de avaliar a eficácia destas UCs, e do programa como um todo, para a conservação da biodiversidade. De acordo com o técnico do Departamento de Pesquisa e Monitoramento Ambiental (DPMA) do CEUC, Marcelo Castro, o curso foi estruturado com aulas teóricas e praticas. "Dois trabalhos de monitoramento que utilizaram metodologia baseada em censos realizados na Amazônia foram apresentados por Carlos Peres e Fernanda Michalski, ministrantes do curso. A parte pratica envolveu coletas direta de dados nas trilhas do ProBUC, com simulações de censos utilizando com dados artificiais (balões) e com dados reais da fauna in situ", explicou.

Durante o treinamento foi aplicada uma introdução ao Programa Distance, possibilitando análises dos dados coletados em campo e teste de modelos para obtenção de melhores resultados para avaliação do status de conservação, acrescentou Marcelo.

Resultados da capacitação

Segundo o técnico do DPMA/CEUC, as apresentações teóricas focaram a teoria de censos, abordando conceitos de riqueza e abundancia de espécies; densidade por unidade de área e padrões de detecção, o que oportunizou aos participantes o entendimento conceitual sobre a teoria do censo para aplicação prática. "O exercício de simulações de censo teve grande êxito, principalmente pela alta biodiversidade e status de conservação da Reserva, somada a experiência de três anos de censos realizados pelos monitores do Probuc, que dividiram seus conhecimentos com os demais participantes, facilitando o aprendizado prático", revelou Marcelo. As análises com softwares estatísticos demonstraram como o monitoramento da biodiversidade pode contribuir para avaliação da integridade ambiental das UCs, tornando-se uma ferramenta útil para apoio nas estratégias de gestão dessas áreas.

RDS Uacari

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uacari, criada por meio do decreto 25.039 de 01 de junho de 2005, ocupa uma área de 632.949 hectares. A reserva tem um grande potencial extrativista (borracha, óleo e castanha da andiroba) e pesqueiro, com abundância de peixes, especialmente na época de seca do rio Juruá. Há grandes populações de jacarés, configurando uma opção de manejo, assim como numerosos tabuleiros de quelônios a serem monitorados, visto o intenso uso dos bichos de casco para consumo e comercialização.


http://www.ceuc.sds.am.gov.br/component/content/article/42-destaques/304-sds-apoia-capacitacao-do-arpa-na-reserva-de-desenvolvimento-sustentavel-de-uacari.html
UC:RDS

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Uacari
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.