Sema garante vistoria in loco no Distrito do Guariba e governo reafirma compromisso

24 Horas News - http://www.24horasnews.com.br/ - 21/08/2015
Em reunião com deputado Oscar Bezerra, o governador Pedro Taques reafirmou que irá retirar o Distrito do Guariba da Reserva Roosevelt


Em reunião com a secretária de Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini, nesta quinta-feira (20), o deputado estadual Oscar Bezerra conseguiu assegurar uma vistoria 'in loco', que será marcada para o mês de setembro, no Distrito do Guariba, que pleiteia a retirada da Reserva Extrativista Roosevelt (Resex). Na quarta-feira (19), o governador Pedro Taques reafirmou o compromisso com a comunidade e marcou a reunião para tratativa com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema).

Conforme a secretária Ana Luiza Peterlini, é preciso que a comunidade concilie a agricultura familiar com os extrativistas. "Temos que realizar um levantamento, uma vistoria 'in loco', para saber quem tem posse legítima ou não, se foi depois da criação da Reserva não tem direito, se foi anterior tem, então precisamos fazer este estudo para saber se será feita uma indenização ou se haverá mudança nos limites da Resex. Mas primeiro precisamos identificar o que é ocupação legítima", disse.

Na quarta-feira, o prefeito de Colniza Assis Raupp esteve presente, e o governador Pedro Taques reafirmou o compromisso de realizar a retirada do Distrito do Guariba da Reserva Roosevelt. Porém, o governador destacou que a Câmara Temática da Assembleia Legislativa que estuda a revisão dos limites territoriais precisa apresentar o resultado final para que assim, a gestão efetive as mudanças necessárias.

"O que a Câmara Temática consolidar como resultado sobre o Distrito do Guariba nós iremos concretizar, o Guariba está em nosso mapa de prioridades", afirmou Pedro Taques.

A secretária Ana Luiza Peterlini também propôs parceria entre a Câmara Temática da Revisão Territorial com a SEMA para realizar a vistoria 'in loco' no Distrito do Guariba.

O deputado estadual Oscar Bezerra (PSB) lembrou que as comunidades que ali residem vivem da economia de subsistência, da agricultura familiar. "Estas famílias hoje, estão impedidas de produzir o seu próprio sustento, e temos dialogado constantemente com o governo do Estado para trazermos uma solução para o Distrito do Guariba, mas principalmente, que esta população seja ouvida por nós do Poder Público", destacou.

A Reserva Extrativista Roosevelt foi criada em 1996, mas teve os limites alterados por Lei em 2007, e novamente em 2015, sendo que é a única Resex de Mato Grosso, protegida legalmente e com a última população tradicional.



http://www.24horasnews.com.br/noticias/ver/sema-garante-vistoria-in-loco-no-distrito-do-guariba-e-governo-reafirma-compromisso.html
Questão Agrária/Fundiária

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Guariba-Roosevelt
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.