Sema realiza 1º Encontro de Planejamento dos Seringueiros da Reserva Extrativista Guariba-Roosevelt

SEMA/MT - www.sema.mt.gov.br/ - 25/08/2009
Estimular o desenvolvimento sustentável, dar apoio e informação, este é o trabalho que será desenvolvido no 1o Encontro de Planejamento dos Seringueiros da Reserva Extrativista Guariba - Roosevelt. O encontro será nos dias 27, 28 e 29 de agosto, e contará com a participação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Aripuanã e da WWF-Brasil.

"O objetivo é apoiar a organização da associação dos seringueiros, já que é uma área reconhecida como Unidade de Conservação Estadual (U.C)", disse a analista de Meio Ambiente da Coordenadoria de Unidades de Conservação (Cuco), Fátima Sonoda. "Além de discutir melhorias para a extração dos produtos florestais não-madeireiros, o encontro vai expor assuntos que estão acontecendo, visando melhorias para o setor", ressaltou Fátima.

A comunidade tradicional que vive na Reserva Extrativista Guariba-Rooselvelt utiliza as matérias-primas da floresta para o sustento de suas famílias. Os produtos utilizados são: a seringa, a castanha do Brasil e o óleo de copaíba. Ao todo são 47 famílias divididas em 32 colocações (área de uso).

Para o Coordenador das Unidades de Conservação (UC's), Alexandre Batistella, "o objetivo é estruturar e qualificar a vida destas famílias sem degradar o meio ambiente, levar informações para que os produtos extraídos cheguem ao consumidor com qualidade, ou seja, treinamento desde a extração até o destino final dos produtos".

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) desenvolve o Projeto Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade nas Florestas do Noroeste de MT, com recursos do GEF visando a conservação e o uso sustentável da biodiversidade da floresta.

A Reserva Extrativista Guariba-Roosevelt, com uma área de aproximadamente 140 mil hectares, é a única do estado de Mato Grosso e está localizada nos municípios de Colniza e Aripuanã.
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Guariba-Roosevelt
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.