Suposta saída de chefe da APA de Guapimirim gera protesto

OEco - http://www.oeco.com.br - 07/04/2012
As escadarias da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) foram ocupadas nesta quinta-feira (05/04) por cerca de 50 pessoas, entre ambientalistas e biólogos, para protestar contra a possível exoneração do chefe da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim, o analista ambiental Breno Herrera, que está no cargo há 7 anos. Uma faixa em apoio a Breno foi fixada.

"Possível exoneração" porque a ordem ainda não saiu no Diário Oficial e não é, portanto, fato consumado. Segundo informações publicadas no O Globo, Breno soube que seria exonerado no dia 29, durante conversa com Pedro de Castro Cunha Menezes, diretor de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).

O principal motivo para a provável exoneração é o embate de Breno com o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), uma novela antiga: o Comperj quer usar o Rio Guaxindiba, que fica dentro dos limites da unidade de conservação APA de Guapimirim, para navegação de embarcações para o transporte de equipamentos pesados. Segundo o empreendimento, essa é a única saída para que a Petrobras cumpra os prazos das obras do Comperj. O chefe da APA sempre vetou a utilização do rio para esse ou outro fim. A queda do chefe da unidade faria com que a decisão pudesse ser flexibilizada.

Em Brasília, fontes ligadas ao ICMBio citam o secretário de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, como interventor para a manutenção de Breno no cargo. No entanto, a ministra Izabella Teixeira tem declarado que a decisão de exonerar Breno não passa de um boato.

Mas esse pode não ser o único motivo para o Instituto Chico Mendes voltar atrás da decisão. Logo após a informação de que Breno Herrera seria exonerado, o assunto virou comoção nas redes sociais. O protesto realizado na quinta-feira, na Alerj, por exemplo, foi mobilizada a partir do Facebook.



http://www.oeco.com.br/salada-verde/25880-suposta-saida-de-chefe-da-apa-de-guapimirim-gera-protesto
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Guapimirim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.