Tocha amanhece aos pés do Redentor

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 05/08/2016
Na manhã do dia de abertura dos Jogos, chama olímpica é carregada no Parque Nacional da Tijuca, no Rio. Desde o início do revezamento, ela percorreu 12 UCs


A tocha olímpica, que rodou o país durante três meses e passou por 11 unidades de conservação (UCs), chegou ao seu destino final, o Rio de Janeiro, na manhã desta sexta-feira (5). A chama dos Jogos Rio 2016 testemunhou o amanhecer do alto do Corcovado, onde fica a estátua do Cristo Redentor, no Parque Nacional da Tijuca, a décima segunda UC a receber o fogo olímpico.

Por volta das 7h, o cardeal-arcebispo do Rio, Dom Oriani Tempesta, juntamente com o prefeito Eduardo Paes, acendeu a tocha que foi conduzida no Cristo Redentor pela ex-jogadora de vôlei Isabel. Ela se emocionou diante do símbolo. O cardeal discursou pedindo que os jogos tragam paz e rezou um Pai Nosso. Durante a passagem o coral do abrigo Rio Acolhedor fez apresentação.

Em um segundo momento, a tocha passou pelo novo Centro de Visitantes Paineiras e foi conduzida pelo chefe do Parque Nacional da Tijuca, Ernesto Viveiros de Castro. "O parque preserva a maior floresta replantada do mundo em área urbana e oferece trilhas e equipamentos de recreação na natureza. A passagem da tocha é, também, um reconhecimento a esse importante patrimônio natural do povo carioca e brasileiro", disse Castro.

Inaugurado na semana passada, o Centro de Visitantes Paineiras fica no antigo Hotel das Paineiras, que fez história nos anos 60 e 70. Abriga um moderno complexo turístico, composto por espaço gourmet com vista panorâmica para a zona sul da cidade, salão de exposição multimídia, loja de souvenir e bilheterias eletrônicas no sistema de autoatendimento.

A nova estrutura, que está funcionando desde sábado (30), proporciona mais conforto e lazer aos cariocas e turistas que frequentam o parque, o mais visitado do Brasil, com cerca de três milhões de pessoas por ano, e que abriga o Corcovado e o Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo moderno.

No seu périplo pelo país, a tocha olímpica passou por 12 unidades de conservação federais, geridas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) - os parques nacionais de Brasília (DF), do Monte Pascoal (BA), da Chapada Diamantina (BA), de Fernando de Noronha (PE), de Sete Cidades (PI), dos Lençóis Maranhenses (MA) e do Iguaçu (PR), as áreas de proteção ambiental (APA) de Fernando de Noronha (PE), do Delta do Parnaíba (PI) e de Petrópolis e, agora, o Parque Nacional da Tijuca.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8063-tocha-brilha-ao-nascer-do-sol-na-tijuca
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tijuca
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.