Trabalho do ICMBio com onça pintada é destaque na TV

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 22/06/2016
Reportagem mostra pesquisas feitas no Parque Nacional dos Campos Amazônicos


Os estudos com onça pintada (Panthera onca) no Parque Nacional dos Campos Amazônicos, unidade de conservação (UC) gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), nos estados do Amazonas, Rondônia e Mato Grosso, foi destaque na edição desta quarta-feira (22) do Jornal Hoje, da TV Globo.

Ao lembrar o caso da onça que era mascote do exército em Manaus e foi executada, na segunda-feira (20), ao tentar atacar um soldado, depois do evento da passagem da tocha olímpica, a reportagem mostra o trabalho de pesquisa que vem sendo feito pelo ICMBio e parceiros no parque, para garantir a proteção do animal.

Segundo dados do ICMBio, existem, hoje, em todo o território nacional, cerca de 11.750 exemplares de onças pintadas na natureza, sendo 250 na Caatinga, 250 no Cerrado, 250 na Mata Atlântica, 1.000 no Pantanal Matogrossense e 10.000 na Amazônia. Nos Pampas, não há mais registro da presença do felino.

A reportagem ressalta que o animal se encontra no topo da cadeia alimenar e é importante para o equilíbrio do ambiente onde vive. Mostra ainda imagens captadas por câmeras colocadas pelos pesquisadores no interior do parque, na região de Manicoré, no Amazonas.

Além de onças pintadas, são registrados vários outros animais, como veados, antas, porcos do mato e cachorros-vinagres, estes últimos ameaçados de extinção, o que mostra a importância da unidade para a conservação da fauna brasileira.

Afora o trabalho nas unidades de conservação, o ICMBio mantém o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap), em Atibaia (SP), que desenvolve, junto com universidades e outros centros de pesquisa, vários estudos sobre a biologia, ecologia e conservação da onça pintada em várias partes do País.

Serviço:

Clique aqui para ver a reportagem na íntegra; aqui para conhecer o Parque Nacional Campos Amazônicos; e aqui para saber mais sobre o trabalho do Cenap/ICMBio.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/7981-trabalho-do-icmbio-com-onca-pintada-e-destaque-na-tv
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Campos Amazônicos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.