Tupinambás seleciona voluntários

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 29/05/2015
Inscrições vão até 5 de junho


A Estação Ecológica (Esec) de Tupinambás, unidade de conservação (UC) administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) localizada em São Paulo, está com as inscrições abertas a candidatos que queiram trabalhar no Programa de Voluntariado 2015. Estão sendo ofertadas vagas para os temas de Pesquisa Científica, Educação Ambiental e Monitoramento da Biodiversidade, sendo que as atividades serão realizadas nos municípios de inserção da ESEC Tupinambás, no litoral norte do estado de São Paulo.

O programa visa proporcionar a inserção de estudantes, profissionais e interessados no contexto das atividades da UC e do ICMBio, garantindo o desenvolvimento prático de conteúdos curriculares, a exemplo da elaboração de trabalhos de conclusão de curso e da simples vivência profissional.

Por meio do Programa de Voluntariado, a Esec amplia o quantitativo de pessoas e o esforço de trabalho na realização de atividades que visam atingir os objetivos da UC; além de sensibilizar um número maior de pessoas em relação à importância da conservação ambiental, e da proteção da unidade e de seu entorno imediato, formando multiplicadores e parceiros.

Outro ponto chave que vincula os estudantes à estação Ecológica é o estímulo à pesquisa científica dentro da Unidade de Conservação, por meio das quais é possível divulgar as características, importância ecológica e objetivos da UC.

Apoio em Pesquisa Científica - 3 vagas - Inscrições de 25 de maio a 5 de junho

Para a linha Apoio em Pesquisa Científica esperam-se estudantes de curso técnico ou superior, nas áreas: Biologia, Geografia, Geologia, Oceanografia, Técnico Meio Ambiente e Informática. Espera-se que eles possam nessa agenda apoiar o planejamento e execução de atividades de campo de pesquisadores que desenvolvem seus trabalhos na UC; elaborar e organizar bancos de dados de pesquisa científica da UC e elaborar proposta de trabalho de conclusão de curso sobre assuntos relacionados à UC. A carga horária a ser cumprida será de 16 horas/semana, por um período de 6 meses (julho a dezembro), na sede administrativa da ESEC Tupinambás, em São Sebastião (SP).

Monitoramento da Biodiversidade - 15 vagas - Inscrições de 25 de maio a 5 de junho

Para esta linha espera-se que os candidatos selecionados participem de atividades de monitoramento em campo na UC e de eventuais atividades de educação ambiental. Para tanto o candidato deve ser estudante e/ou profissional da área ambiental, com experiência prática no mar (quase a totalidade das atividades serão desenvolvidas com o voluntário embarcado); e de preferência que tenha experiência em mergulho. Ao todo serão 15 selecionados, que cumprirão carga horária total de 30hs, distribuídas em 6 meses (julho a dezembro), na Esec Tupinambás em Ubatuba (SP).

Educação Ambiental - 1 vaga - Inscrições de 07 a 18 de setembro

Para a linha Educação Ambiental, espera-se que os selecionados elaborem propostas de exposições itinerantes com temáticas relacionadas à UC, e apresente-as em locais estratégicos (escolas, locais públicos, feiras, eventos e etc). Os candidatos devem ser estudantes de curso técnico ou superior em Biologia, Geografia, Geologia, Oceanografia, Pedagogia e Técnico Meio Ambiente interessados em educação ambiental. A carga horária a ser cumprida será de 16 horas/semana, por um período de 3 meses (outubro a dezembro), na sede administrativa da ESEC Tupinambás, em São Sebastião (SP), e localidades diversas (São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba).

Mais informações:
Programa de Voluntariado ESEC Tupinambás - 2015
Contato para Inscrições: voluntariado.esectupinambas@icmbio.gov.br
Endereço: Av. Manoel Hipólito do Rego, 1907 - Arrastão - São Sebastião/SP
Telefone: (12) 3892-4427



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/6833-tupinambas-seleciona-voluntarios.html
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tupinambás
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.