Últimos refúgios do Canastra

O ECO - www.oeco.com.br - 05/02/2010
O tatu-canastra (Priodontes maximus) é o maior tatu do planeta, pode chegar a 60 quilos. Naturalmente incomum, a espécie é considerada ameaçada pela destruição de seu habitat e pela caça, embora originalmente ocorresse na maior parte do Brasil.

Sua situação na Mata Atlântica é grave, segundo pesquisa de Ana Carolina Srbek-Araújo, Leandro Scoss, André Hirsch e Adriano Chiarello, que econtraram evidências da espécie apenas no Parque Estadual do Rio Doce (MG), na Reserva Biológica de Sooretama e na vizinha Reserva Natural Vale, ambas no Espírito Santo.

Ficou claro que a espécie desapareceu de áreas onde antes havia sido registrada nas décadas de 1990 e início da de 2000, como na fronteira entre Minas Gerais e Bahia, onde a caça é intensa e a lei ausente. Já a reserva de Sooretama é atravessada pela BR-101, um conhecido matadouro de animais, atropelados no intenso tráfego de caminhões e uma barreira efetiva que isola suas populações.

Uma boa amostra sobre o comportamento brasileiro para 2010, ano internacional dedicado à biodiversidade.
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Sooretama
  • UC Rio Doce
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.