Criação do Corredor ecológico no Jalapão visa a preservação da biodiversidade

Naturatins - http://naturatins.to.gov.br - 03/06/2011
A apresentação do plano estratégico para implantação do projeto Corredor Ecológico na região do Jalapão foi o foco do encontro realizado na manhã desta quinta-feira, 2, na sede da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Semades. Participaram do encontro o Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins, na ocasião representado pela diretora de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Nilza Verônica Amaral, além de representantes da Semades, da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA, sigla em inglês), da Seplan e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio.

O projeto busca estabelecer uma conectividade entre as cinco as Unidades de Conservação na região do Jalapão, sendo o Parque Nacional Nascentes do Rio Parnaíba, a Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins, a Área de Proteção Ambiental Serra da Tabatinga, o Parque Estadual do Jalapão e a Área de Proteção Ambiental do Jalapão. Corredor que vai proporcionar um livre trânsito da fauna entre as áreas protegidas e, consequentemente, a troca genética entre as espécies.

Em sua explanação Nogueira destacou a necessidade de estabelecer essa conectividade entre as UC's do Jalapão, principal proposta do Corredor Ecológico, e desenvolver estratégias para a conservação dessa riqueza natural. "Essas áreas estão sob constante ameaça de degradação, e o cenário que se vê é que o isolamento dessa biodiversidade tem crescido", afirmou o professor, acrescentando ainda que esse trabalho em conjunto com as instituições visando a preservação ambiental irá evitar que em 30 anos essa região sofra uma degradação dos seus recursos naturais e o isolamento das UC's. Para exemplificar, o consultor mostrou situações semelhantes na região do Parque Nacional das Emas, em Goiás.

Durante o encontro, o consultor da JICA e professor da UnB - Universidade de Brasília, Cristiano Nogueira, expôs os pontos primordiais do plano estratégico, que segundo ele consiste em três etapas divididas em diagnóstico, plano de ação e diretrizes operacionais.

A criação do Corredor Ecológico faz parte de uma iniciativa do ICMBio, em cooperação técnica com o Naturatins, JICA e Semades. O projeto, que está em seu segundo ano de execução, pretende promover atividades para conservação de ecossistemas e incentivar o desenvolvimento de práticas alternativas econômicas sustentáveis junto às comunidades da região.



http://naturatins.to.gov.br/noticia.php?id=2983
UC:Geral

Related Protected Areas: