As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

Midia News - http://www.midianews.com.br
27/09/2011
Comunidade auxilia na construcao do Plano de Manejo

Frequentadores e direção do Parque Mãe Bonifácia, no bairro Duque de Caixas em Cuiabá, participaram, recentemente,de uma oficina de zoneamento. A intenção foi recolher informações da comunidade sobre as necessidades e deficiências que o parque possui. Os dados obtidos serão usados na elaboração do Plano de Manejo da unidade de conservação.

A oficina foi coordenada pela bióloga Gisele Cristina Sessegolo, da Consultoria Ambiental Ecossistema, contratada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) para elaborar o documento. A meta do projeto é definir um conjunto de normas para fazer a gestão do parque, que possui de 77 hectares.

A bióloga Gisele disse ao MídiaNews que para elaborar o plano de manejo é preciso levar em consideração as características da área.

O plano de manejo é um documento técnico que, com base nos objetivos de uma unidade de conservação, define o seu zoneamento, orienta e controla o manejo dos seus recursos, o uso da área, o desenvolvimento e a implementação das estruturas físicas necessária à gestão da unidade.

"Com o plano de manejo é possível definir como ela será utilizada e de que forma serão feitos os planos de conservar sua biodiversidade. O estudo vai prever um conjunto de ações e atividades necessárias para conservar a área".

A nova ferramenta vai ajudar a enxergar melhor a situação do parque e entender como podem ser implantados programas de segurança, visitação pública e utilização de áreas sem causar eventuais danos a ela.

Mesmo com a grande visitação, cerca de mil pessoas por dia, o Parque Mãe Bonifácia conseguiu manter praticamente intacta a sua vegetação. A construção das trilhas e pistas de caminhadas foram cuidadosamente planejadas para não afetar o bioma local.

Além do Mãe Bonifácia, os parques ambientais Massairo Okamura e Zé Bolo Flô também terão um plano de manejo, mas ainda não há data prevista para a entrega dos projetos. As três áreas verdes têm grande relevância ecológica e beleza cênica, que atraem a população e embelezam a Capital.

http://www.midianews.com.br/?pg=noticias&cat=5&idnot=63912