As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

ICMBio - www.icmbio.gov.br
05/05/2009
Fauna da Mata Atlantica e tema de curso promovido pela Esec de Tamoios

A Estação Ecológica (Esec) de Tamoios, no Estado do Rio, promoverá nos dias 4 e 5 de junho um curso sobre a fauna da Mata Atlântica. Dirigido a professores da rede municipal de Paraty, no litoral sul do Estado, o curso abordará as ameaças à conservação dessa fauna e as medidas de proteção.

Especificamente, serão tratados vários temas, entre eles, tráfico de animais silvestres e práticas de observação de aves. Haverá também uma etapa dedicada à preparação de um plano de trabalho para que os professores possam trabalhar esta temática nas escolas locais.

O curso integra a campanha "Bicho legal é bicho solto", que vem sendo realizada pela Esec em parceria com o Ibama, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e demais unidades de conservação da região, integrantes do Mosaico Bocaina. A campanha consiste principalmente na realização de atividades de informação e sensibilização da comunidade a respeito das consequências da captura de animais na natureza e do comércio ilegal.

A Esec de Tamoios pretende oferecer o mesmo curso para a rede municipal de Angra dos Reis, que, junto com Paraty, abarcam a área da reserva. O curso conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Paraty, da Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas), da Polícia Rodoviária Federal e da Eletronuclear.