As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

MMA - http://www.mma.gov.br
01/12/2017
ICMBio inaugura trilha no Parque de Brasilia

ICMBio inaugura trilha no Parque de Brasília
Novo circuito, com 45 Km, integra quatro unidades de conservação na capital federal, totalizando 136 Km contínuos e sinalizados.

MMA - Po Marta Moraes

Ciclistas e adeptos da caminhada de Brasília terão, a partir desse domingo (3/12), mais um bom motivo para irem até o Parque Nacional de Brasília. É que será inaugurada uma nova trilha com extensão de 45 km. O percurso, batizado de "Trilha União Parque Nacional de Brasília", liga o circuito de trilhas da Floresta Nacional (Flona) de Brasília (44 Km) e da Serrinha do Paranoá (aproximadamente 47 km), localizado na Área de Proteção Ambiental (APA) do Planalto Central. Com o total de 136 Km de trilhas contínuas e sinalizadas, esse será o maior circuito para mountain bike do Brasil.

Acesse o vídeo: Inauguração da Trilha União

A nova atração do Parque, conhecido pelos brasilienses como Água Mineral, integra quatro unidades de conservação federais (UCs): Flona de Brasília, APAs do Planalto Central e do Rio Descoberto e Reserva Biológica (Rebio) da Contagem. Essa será uma ferramenta de integração ambiental, social, de conservação e contemplação da natureza.

Segundo o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ricardo Soavinski, a fragmentação dos habitats é a segunda causa de perda de biodiversidade do mundo. "Essa trilha é parte de um projeto maior de conexão de unidades e é a contribuição do Instituto para aumentar a conectividade entre elas", ressaltou Soavinski.

A ideia de implementar uma trilha em volta do parque surgiu a partir de um processo de interlocução entre o ICMBio e o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF), frente à necessidade de adoção de medidas de proteção à fauna ao longo da rodovia DF-001. O marco zero da trilha fica exatamente no início dessa rodovia, no Lago Oeste, área rural de Brasília.

POTENCIAL

Para a chefe do Parque Nacional, Juliana Alves, a trilha reforça o potencial gigante do local. "Estamos a nove quilômetros do Eixo Monumental na Capital Federal. Os avanços que fizemos até agora têm trazido muito reconhecimento da população e cada vez mais frequentadores, mostrando aos moradores da capital os serviços ambientais e a importância de uma unidade de conservação", destacou ela.

"O Parque é a área de preservação queridinha das últimas gerações de Brasília e estamos nos esforçando para atender ao anseio da geração atual. Vamos alcançar os seus corações", afirmou.

O trajeto tem ainda um papel histórico, pois é parte integrante do projeto de implementação do "Caminho dos Goyazes/Trilha Missão Cruls", com aproximadamente 600 km de extensão, que irá ligar a cidade de Cavalcante a Goiás Velho (GO), por meio da parceria entre o ICMBio, o estado de Goiás e municípios, e a sociedade civil.

APOIO DA SOCIEDADE

A implantação da trilha contou com o apoio da sociedade civil, com o engajamento dos voluntários do Instituto, que atuaram no processo desde a etapa de planejamento até as etapas de monitoramento e manutenção. "É preciso diversificar o uso da unidade pela sociedade, colocando em prática o conceito: conhecer para preservar. Buscamos trazer a sociedade para o nosso dia a dia de trabalho através do voluntariado", ressaltou Juliana Alves.

Além das UCs e do DER/DF, a Coordenação Geral de Uso Público e Negócios do ICMBio também participou do projeto. Foram confeccionadas placas de sinalização e materiais educativos sobre a importância das unidades de conservação. Além disso, foi estabelecida a redução da velocidade da via para 60 km/h, com a instalação de dispositivos redutores de velocidade entre outras medidas.

A implementação da trilha surgiu a partir da realização de uma série de eventos de capacitação promovidos pelo Instituto, realizados na Floresta Nacional de Brasília e nos EUA, em parceria com o Serviço Florestal Americano.

SERVIÇO:
Inauguração da Trilha União no Parque Nacional de Brasília

Neste domingo (03/12), a partir das 7h30. Concentração no Marco Zero (Início da DF 001).
Acesse a programação

http://www.mma.gov.br/index.php/comunicacao/agencia-informma?view=blog&i...