As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

Agencia Brasil - www.agenciabrasil.gov.br
06/06/2008
Policia Federal inicia desocupacao de area de unidade de conservacao no Para

A Polícia Federal e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) desencadearam hoje (6) a desocupação da Terra do Meio - área de cerca de 4 milhões de hectares, entre os rios Xingu e Iriri, no Pará, destinada a unidades de conservação.

A ação, batizada de Operação Esperança, pretende notificar em sete dias os ocupantes de 16 fazendas onde existem áreas de proteção ambiental estadual e federal, além de reservas indígenas, e cumprir mandados de desocupação de unidades de conservação federais. Ontem (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto de criação da Reserva Extrativista (Resex) do Médio Xingu.

De acordo com a PF, as comunidades ribeirinhas serão mantidas. Após a desocupação, as fazendas e benfeitorias existentes na área deverão ser utilizadas pelo Ibama como base para vigilância, monitoramento e pesquisa.