5º Fórum promovido pela Agenda 21será realizado neste fim de semana

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 25/09/2009
Com apoio da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, unidade de conservação gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além de outras instituições como Acolhida na Colônia, Núcleo de Meio Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Associação Comunitária Amigos do Meio Ambiente (AMA), Epagri, Rimisp e do projeto Gaia Village, acontece neste fim de semana, o 5 Fórum promovido pela Agenda 21 local de Ibiraquera, intitulado "Saúde dos solos, das águas e das gentes", no Salão Paroquial de Ibiraquera, em Imbituba - Santa Catarina.

Oficinas gratuitas sobre agroecologia, nutrição e consumo responsável, gestão de recursos hídricos e saneamento básico serão promovidas durante o evento, além de turismo educativo-comunitário. Mostra cultural, vídeos sobre a comunidade e discussão sobre projetos para o desenvolvimento socioambiental da região também farão parte da programação.

Na abertura do evento, será exibido vídeo que aborda os principais problemas que pescadores, agricultores, artesãos, comerciantes e empreios do turismo enfrentam e quais as mudanças ocorridas no cotidiano da comunidade nas últimas décadas.

Durante a abertura, um dos mais antigos mestres de pesca em Ibiraquera, Sr. Anastácio, falará sobre a arte de viver em paz com a natureza e as ameaças que pesam atualmente no futuro dos moradores locais.

Os organizadores do evento pretendem reunir novamente a comunidade para discutir soluções concretas para o desemprego, a poluição dos rios e lagoas, a pesca descontrolada e predatória e a produção de alimentos com agrotóxicos. A intenção é mostrar de que maneira a saúde e a qualidade de vida da comunidade dependem diretamente da saúde e da qualidade do meio ambiente

Oficinas - O evento terá oficinas temáticas de agroecologia, agricultura, pesca e artesanato, ministradas por especialistas da própria comunidade, em conjunto com participantes do Núcleo de Meio Ambiente e Desenvolvimento (NMD) da UFSC.

Outras sobre nutrição e consumo responsável, intitulada 'Alimentação para a vida' será oferecida pelo NMD e pelo Projeto Ambiental Gaia Village. A Associação Comunitária Amigos do Meio Ambiente falará sobre gestão de recursos hídricos e saneamento básico, enquanto o turismo educativo-comunitário será abordado pela Acolhida na Colônia e Epagri.

No domingo serão apresentadas propostas desenvolvidas durante as oficinas para a elaboração de novos projetos, visando o desenvolvimento sustentável e socioambiental da região. O fórum terá ainda várias apresentações culturais durante aas noites do evento.
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Baleia Franca
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.