Acadêmicos aprendem sobre gestão de Unidades de Conservação

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 12/11/2014
Acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Estadual de Maringá (UEM) conheceram no mês de outubro duas Unidades de Conservação (UC) do Paraná e criaram propostas para monitorar a fauna, a vegetação e os incêndios. O encontro aconteceu no Parque Nacional de Ilha Grande e na Área de Proteção Ambiental Ilhas e Várzeas do Rio Paraná. Na ocasião, os alunos também aprenderam sobre a gestão de UCs de uso sustentável e de proteção integral.

Os professores e alunos participantes ficaram hospedados no Centro de Estudos, Monitoramento e Pesquisas Ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no Porto Camargo, município de Icaraíma. O analista ambiental Tersio Pezenti ministrou uma palestra sobre o monitoramento e combate a incêndios. Em seguida, foram realizadas palestras ensinando técnicas de coleta e monitoramento aos acadêmicos.

Todas as atividades foram monitoradas e consistiram em visitas localizadas em pontos estratégicos da APA e do Parque para estreitar os laços com diferentes segmentos da sociedade, como por exemplo, ensino e pesquisa. "As unidades fomentam essas atividades, assim como procuram motivar as universidades a desenvolver estudos em nossos ecossistemas. Para o acadêmico, esta experiência enriquece seu aprendizado e o torna um profissional mais completo. É uma importante oportunidade de sair da teoria e ir para prática", explicou Erick Xavier, Chefe da APA Ilhas e Várzeas do Rio Paraná.

As atividades foram realizadas abordando assuntos importantes da disciplina de Monitoramento Ambiental e despertou interesse em alunos que estão na fase de conclusão do curso. "Após a visita, conseguimos uma estagiária e dois voluntários para colaborar com a UC. Outros acadêmicos manifestaram interesse em desenvolver seus TCCs ou outros projetos conosco", finalizou Xavier.

Sobre o Parque Nacional de Ilha Grande

O Parque Nacional de Ilha Grande esta localizado na Bacia do Rio Paraná, na divisa dos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul sobre o arquipélago fluvial de Ilha Grande. Abrange nove municípios: Guaíra, Altônia, São Jorge do Patrocínio, Alto Paraíso e Icaraíma, no estado do Paraná e Mundo Novo, Eldorado, Itaquirai e Naviraí, no Mato Grosso do Sul.

Os 78.875 hectares de Parque estão inseridos no ecossistema que integra o Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná. Ele foi criado em 1997, a partir de um projeto do Instituto Ambiental do Paraná, desenvolvido pelo IBAMA e pelos municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal para a Conservação do Rio Paraná e Áreas de Influência (CORIPA).

Sobre a APA Ilhas e Várzeas do Rio Paraná

A APA Ilhas e Várzeas do Rio Paraná foi criada em 1997 para proteger, principalmente, o bioma da Mata Atlântica. Possui uma área total de 1.005.180,71 hectares e está localizada no município de Umuarama, Paraná.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/5091-academicos-aprendem-sobre-gestao-de-unidades-de-conservacao.html
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilha Grande (PARNA)
  • UC Ilhas e Várzeas do Rio Paraná
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.