Aprovada moção contra mudança na APA do Planalto Central

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 24/09/2009
Os participantes do VI Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC) aprovaram, na plenária final, moção de repúdio, apresentada por servidores do Instituto Chico Mendes, repudiando o projeto de lei (PL) do deputado federal Augusto Carvalho (PPS-DF) que transfere a gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) do Planalto Central, em Brasília, para os governos do Distrito Federal e de Goiás.

De acordo com a moção, a medida abre caminho para a instalação de empreendimentos com significativo impacto ambiental em áreas frágeis, comprometendo o meio ambiente e a qualidade de vida da população de Brasília e cidades do entorno.

A APA do Planalto Central é administrada pelo Instituto Chico Mendes e ocupa uma área equivalente a um terço do quadrilátero que forma o Distrito Federal. Há anos, políticos locais, com o apoio do empresariado, tentam mudar as regras de uso do solo e dos recursos naturais da região, para dar lugar a empreendimentos com forte potencial degradador.

O PL, de número 1.627, foi apresentado em 2007 pelo deputado Augusto Carvalho, que atualmente está licenciado para ocupar o cargo de secretário da Saúde do DF. Os autores pediram que a organização do CBUC procure dar a maior divulgação à moção e a encaminhe ao deputado.
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Planalto Central
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.