BA decreta emergência na Chapada

FSP, Cotidiano, p.C10 - 10/11/2005
Medida facilita compra de material para combater incêndio que destruiu 15 mil ha
BA decreta emergência na Chapada
O governador em exercício da Bahia, Eraldo Tinoco (PFL), decretou estado de emergência no Parque Nacional da Chapada Diamantina e na zona rural de sete cidades vizinhas. Toda a região foi afetada por um incêndio iniciado em 18 de outubro, que devastou 10% da Chapada. Ontem ainda havia um foco de fogo na área, segundo o Corpo de Bombeiros.
Com a situação de emergência, é possível liberar recursos e fazer contratações sem licitação, o que agiliza a recuperação da área.
"A decretação do estado de emergência torna mais ágil a liberação de verbas e a compra de materiais necessários ao combate às chamas", disse Carlos Pamponet, diretor da unidade de conservação da Secretaria do Meio Ambiente da Bahia.
As cidades (Andaraí, Ibicoara, Itaeté, Lençóis, Mucugê, Nova Redenção e Palmeiras), todas na área da Chapada Diamantina, tiveram cerca de 15 mil hectares (150 km2) devastados pelo fogo. Esse território representa mais de oito vezes a área do arquipélago de Fernando de Noronha.
O parque nacional, de 152 mil hectares, não engloba toda a Chapada Diamantina (600 mil hectares). A medição indica que 11,1 mil hectares consumidos ficam dentro do parque. Outros 3.900 hectares estão no entorno, fora da reserva florestal.
Segundo o Ibama (agência ambiental federal), o incêndio na Chapada Diamantina, o terceiro pólo turístico do Estado da Bahia -depois de Salvador e Porto Seguro-, tem origem criminosa.
O fogo foi provocado por caçadores, garimpeiros e agricultores, que costumam queimar áreas para utilizá-las como pastagem.
Nas sete cidades beneficiadas pela medida, os moradores estão recebendo cestas básicas e sendo abastecidos por carros-pipa.
Na semana passada, cerca de 15 dias após o fogo ter começado, foram distribuídos no parque novos equipamentos para combater os focos, como luvas, capacetes, botas, óculos, enxadas e foices.
No final da tarde de anteontem, integrantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do Ibama seguiram para o Parque Nacional do Descobrimento (região de Porto Seguro, a 705 km de Salvador), onde também foram registrados nos últimos dias alguns focos de incêndio.

FSP, 10/11/2005, p. C10
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada Diamantina
  • UC Descobrimento
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.