Bolsa Verde beneficia 106 famílias de RESEX no Ceará

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 06/12/2012
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) promove nesta sexta-feira (7), às 17h, no centro comunitário da Reserva Extrativista (Resex) Prainha do Canto Verde, no litoral do Ceará, cerimônia de assinatura de termos de adesão ao Bolsa Verde. O programa vai beneficiar 106 famílias moradoras da unidade de conservação (UC).

Criado pelo governo federal, o programa Bolsa Verde garante repasses trimestrais de R$ 300 a moradores de reservas extrativistas e assentamentos rurais. Em contrapartida, os beneficiários se comprometem a não desmatar e a fazer uso sustentável dos recursos naturais. A ideia é unir a conservação da natureza à inclusão social.

Para o chefe da Resex Prainha do Canto Verde, Alexandre Brito, "o evento marcará um momento muito importante dentro do processo de consolidação da reserva extrativista, apontando para um caminho de melhoria de qualidade de vida da comunidade e de uma nova forma de gestão de recursos naturais em que o controle social é determinante".

A Resex

Com área de 29.794 hectares, a Reserva Extrativista Prainha do Canto Verde foi criada em 5 de junho de 2009. Fica no município de Beberibe, litoral leste do Ceará, a 120 km de Fortaleza, e abriga uma tradicional comunidade de pescadores que vive na região há mais de 200 anos.

Internacionalmente reconhecida por sua organização comunitária e belezas naturais, a resex tornou-se referência também em função da luta de seus moradores pelo direito à pesca, ao uso do solo e combate à grilagem de terras e à adoção do turismo de base comunitária.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral5/3549-bolsa-verde-beneficia-106-familias-de-resex-no-ceara.html
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinha Prainha do Canto Verde
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.