Boqueirão da Onça é um refúgio para vários animais no sertão nordestino

G1 - http://g1.globo.com/ - 05/02/2015
Área isolada tem 800 mil hectares de mata nativa.
O local tem uma das maiores áreas de caatinga preservada do planeta.



Numa região do sertão nordestino onde não falta água e que pode se transformar numa grande reserva ambiental, o Boqueirão da Onça é um refúgio para vários animais e preserva espécies de plantas raras.

Sobre as serras do sertão baiano, uma imensidão de 800 mil hectares de mata nativa. A área é tão isolada, que tem apenas um habitante, por mil quilômetros quadrados.

Os raros povoados que existem são bem rústicos, com calçamento e paredes de pedras, ruas estreitas e pequenas casas. Os moradores ainda vivem da exploração de ametistas, que são encontradas nos garimpos artesanais. Terras desabitadas a perder de vista. O ambiente ideal para proteger a fauna e a flora da região.

A mais de mil metros de altitude faz frio, numa região predominantemente quente e seca. O Boqueirão da Onça tem uma das maiores áreas de caatinga preservada do planeta. Um tipo de vegetação que só existe no Brasil. Um tesouro em biodiversidade.

No meio do mato, um laboratório de estudos para alunos de botânica e biologia, das universidades do Nordeste. Os jovens têm aulas práticas para conhecer melhor a riqueza ainda inexplorada da região. Descobrem espécies endêmicas, originárias da região. Desfiladeiros, que apesar da beleza, inspiram solidão. São pontos isolados, longe de tudo, sem atividades de turismo. É no local que o Ibama solta os animais apreendidos em cativeiro.

Uma fenda, entre os imensos paredões do boqueirão da onça, forma este cenário cinematográfico. E uma raridade no sertão: água! Estamos na nascente do rio dos prazeres. Ele não é perene. Mas em tempo de chuva, transborda e a água corre para o rio São Francisco. Mesmo sem a correnteza do rio, no auge da seca, nunca falta água na Nascente dos Prazeres.

"O Boqueirão da onça compreende a última grande área selvagem de todas as caatingas do Nordeste brasileiro. A vocação natural dessa região é se transformar no maior parque nacional extra-amazônico do país", fala o professor da Univasf, José Alves Siqueira.



http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2015/02/boqueirao-da-onca-e-um-refugio-para-varios-animais-no-sertao-nordestino.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Boqueirão da Onça
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.