Carteiras do Artesão são entregues na RDS Rio Negro

Fundação Amazônia Sustentável - http://fas-amazonas.org - 26/09/2014
A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) concluirá até o fim desta semana a entrega de 110 Carteiras do Artesão, documento de registro de profissionais autônomos da região do Rio Negro. A iniciativa é fruto de uma parceria entre FAS e Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), e beneficiará profissionais autônomos da reserva com valores simbólicos para emissão de notas, garantia de aposentadoria, além de cursos e capacitações a serem ofertados pela parceria.

Ao todo, serão entregues 110 carteiras, em nove comunidades que compõem a da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro. Foram contemplados com o benefício artesãos que trabalham com tecidos, sementes, reaproveitamento de resíduos sólidos e madeira, e outras atividades de artesanato na reserva, cadastrados em 2013. A solenidade de entrega ocorreu nesta segunda-feira (22), na comunidade Nsa. Senhora do Perpétuo Socorro, com a presença da coordenadora geral do Programa Bolsa Floresta, Valcleia Solidade, e do consultor da FAS, Hygor Goellner.

"Essa carteira representa muito para esses comunitários, pois agora eles tem comprovação de que exerceram suas atividades por bastante tempo, quando forem requerer a aposentadoria. Além disso, os dá competitividade no mercado, já que agora possuem registro profissional que facilita na emissão de notas e outros trâmites legais", explica Valcleia.

Carlos Alves da Costa, 57, trabalha há mais de 20 anos na confecção de artefatos de madeira, e tem o apoio da esposa, que confecciona com bijuterias, colares e cestos. Ele espera que os cartões sejam um apoio para a atividade de ambos.

"Essa carteira é nossa grande aliada no trabalho, pois comprova que estamos em atividade. Uma ajuda na hora de emitir as notas, economizaremos cerca de 17% com ela. Um grande apoio para nos organizamos", enfatiza Carlos.

Até o fim da semana, a expedição percorrerá as comunidades 15 de setembro, Nsa. Senhora de Fátima, Santo Antônio do Tiririca, Saracá, Tumbira, Tiririca e Terra Preta, compreendendo os municípios de Novo Airão e Iranduba.



http://fas-amazonas.org/2014/09/carteiras-do-artesao-sao-entregues-na-rds-rio-negro/
UC:RDS

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Rio Negro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.