Comunitários da Floresta de Maués recebem o Programa Agente Ambiental Voluntário

Ceuc/SDS - www.ceuc.sds.am.gov.br - 03/11/2010
O Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) realizou no período de 04 a 11 de outubro, a etapa de sensibilização do Programa Agente Ambiental Voluntário (AAV), nas comunidades da Floresta Estadual (FLOREST) de Maués, localizada no município de Maués (a 276 quilômetros de Manaus). Já no período de 1 a 8 de novembro, os representantes das comunidades participam da segunda etapa do Programa AAV com a Oficina de Capacitação.

Durante a atividade de sensibilização as comunidades são informadas sobre o funcionamento do Programa AAV e como podem participar. É o momento dos comunitários indicarem seus representantes no Programa, para então, ser realizada a oficina de capacitação destes agentes. De acordo com o técnico do Programa AAV Márcio Bentes, durante a etapa da oficina de capacitação são abordadas noções básicas de ecologia, legislação ambiental, fiscalização (abordagem e postura) e educação ambiental. "Os AAVs elaboram ainda, uma agenda de atividades com ações de educação que deverão desenvolver juntamente com suas respectivas comunidades por um período de 90 dias", explica.

Após esse período inicia-se o monitoramento das atividades dos AAVs com verificação e avaliação do desenvolvimento das atividades, previstas na agenda inicial elaborada durante a oficina de capacitação. Já na etapa do credenciamento é fornecida a cada agente uma credencial emitida pelo CEUC, formulário de Auto de Constatação (formulário de denúncia de crimes ambientais) e uniformes para identificação.

Segundo Bentes, a oficina de credenciamento inicia-se com a revisão dos módulos de fiscalização e educação ambiental. Além disso, os agentes apresentam uma agenda construída na comunidade com atividades de proteção e vigilância das suas áreas de uso e atividades educativas em parceria com as escolas locais. ''A formação do AAV é continuada contando com a capacitação através de oficinas de atualização sobre educação ambiental e fiscalização e quaisquer outros temas pertinentes às regras de uso dos recursos naturais das Unidades de Conservação, previstas após um ano de formação do AAV'', acrescenta.

O Programa Agente Ambiental Voluntário integra o Departamento de Proteção e Vigilância do Centro Estadual de Unidades de Conservação e auxilia na vigilância e monitoramento das Unidades de Conservação do Estado do Amazonas.

FLOREST Maués

A Floresta Estadual de Maués foi criada por meio do decreto 23.540 de 19 de julho de 2003, ocupando uma área de 438.440 hectares, contando com a presença de 20 comunidades, sendo todas elas essencialmente extrativistas. A principal atividade econômica desenvolvida na Floresta de Maués é a agricultura, com destaque para o cultivo das espécies da mandioca e guaraná, sendo este último o principal produto trabalhado atualmente na área. Já a criação de animais é a segunda atividade econômica mais desenvolvida. A pesca é abundante, tendo já sido mapeados mais de cem pontos de pesca na área.

http://www.ceuc.sds.am.gov.br/component/content/article/42-destaques/299-comunitarios-da-floresta-de-maues-recebem-o-programa-agente-ambiental-voluntario.html
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Maués
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.