Conheça atividades de uso sustentável da Flona do Jamari, em Rondônia

Portal Amazônia - http://portalamazonia.com - 15/10/2014
Unidade de conservação é a primeira do País a fazer concessões florestais. Árvores atende o mercado nacional e internacional


O Portal Amazônia realizou um tour pela Floresta Nacional do Jamari, em Itapuã do Oeste. A unidade de conservação federal é a primeira do Brasil a realizar concessões florestais e está dividida em zonas. A visita, promovida pelo Centro de Estudos Rioterra, foi acompanhada por acadêmicos e profissionais de instituições de pesquisa e percorreu zonas de uso público e de exploração florestal.

A visita começou por uma das áreas de mineração da Flona, a Serra da Onça. O local é explorado por uma das duas empresas de mineração que tem autorização para atuar na área, mas o Portal não recebeu permissão da empresa para fazer imagens. De acordo com o analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Samuel dos Santos Nienow, a atividade de mineração no local é mais antiga que a criação da Flona.

Aproximadamente 700 hectares que correspondem às minas abandonadas estão em avançada etapa de recuperação. A intensa exploração mineral das décadas de 70 e 80 alteraram a paisagem do local e formaram vários lagos. Duas empresas têm autorização para explorar de forma sustentável as madeira da Flona. Uma delas é a Madeflona.

Exploração madeireira

O engenheiro florestal, Evandro Muhlbauer, explica o trabalho realizado na área. ''A Madeflona foi criada em 2007 com o intuito de exploração madeireira dentro de unidade de conservação. Desde 2009 a gente extrai madeira da Flona do Jamari. A nossa unidade de manejo é de 17 mil hectares e o ciclo de corte que nós temos nessa área é de 30 anos. Isso quer dizer que conseguimos extrair entre 500 a 600 hectares por ano'', explica. É um trabalho detalhado que envolve a divisão de áreas e a elaboração de inventário.

'A gente faz um mapeamento de todas as árvores comerciais com diâmetro maior ou igual a 35 centímetros e aí nos fazemos o inventário. Cada espécie de manejo é identificada pelo nome científico e a gente marca a localização geográfica das árvores. A exploração que a gente tem feito na Jamari está sendo de duas árvores por hectare, que são as consideradas maduras'', afirma.



http://portalamazonia.com/detalhe/noticia/conheca-atividades-de-uso-sustentavel-da-flona-do-jamari-em-rondonia/?cHash=5b9b9becac5ae51518833552b4ecbdee
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jamari
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.