CR-01 assina Termo de Reciprocidade com a RIOTERRA

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 24/02/2014
No dia 21 de fevereiro foi assinado o Termo de Reciprocidade entre a Coordenação Regional 01 (CR-01) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Centro de Estudos da Cultura e do Meio Ambiente da Amazônia (RIOTERRA), em Porto Velho (RO). O termo visa a cooperação mútua para consolidação das unidades de conservação (UC) federais a fim de viabilizar a implantação de atividades de educação, pesquisa, organização social e apoio à regularização ambiental das propriedades rurais situadas no entorno das unidades.

A RIOTERRA é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), criada em 1999 e que desenvolve projetos que visam propor um modelo de desenvolvimento para região amazônica, aliado à conservação e sustentabilidade para melhoria da qualidade de vida das populações locais, com respeito as suas diferenças culturais, necessidades e potencialidades naturais dos ambientes que utilizam.

A OSCIP conta com o apoio da Petrobras e tem sido uma importante parceira da Floresta Nacional do Jamari no desenvolvimento do Projeto Germinando Mudanças Sustentáveis, com o objetivo de estruturar e organizar coletivamente a atividade de confecção de biojóias e artesanato, gerando renda alternativa sustentável e como integrante do conselho da unidade de conservação.

Segundo a coordenadora regional da CR-01, Simone Nogueira dos Santos, "inicialmente, o termo foi pensado só para contemplar à Floresta Nacional do Jamari, mas depois de muita negociação com a RIOTERRA foi acordada a inclusão de todas as unidades de Rondônia e Sul do Amazonas. As unidades poderão apresentar seus planos de trabalho, que depois de analisados, serão executados", destacou a coordenadora do ICMBio.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/4700-cr-01-assina-termo-de-reciprocidade-com-a-rioterra.html
Amazônia:Políticas de Desenvolvimento Regional

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jamari
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.