Desmatamento cresceu perto de UCs alteradas pelo governo

O eco - http://www.oeco.com.br - 22/08/2012
Em julho, o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Imazon detectou 139,5 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia Legal. Isso representou um aumento de 50% em relação a julho de 2011, quando o desmatamento foi de 93,5 quilômetros quadrados. Os dados do Imazon indicam um preocupante aumento de desmate perto da rodovia Cuiabá-Santarém, a BR-163, principalmente na região perto das Unidades de Conservação cujo tamanho foi alterado pelo governo. O desmate em Unidades de Conservação no mês de julho correspondeu a 30% do total do período.

A Floresta Nacional de Altamira, com 25 km2 de desmatamento, lidera o ranking dos desmates das Unidades de Conservação amazônicas. Em segundo lugar vem a Flona de Jamanxin, que sofre com problemas fundiários e perdeu 11 km2 de floresta. É irônico, pois Jamanxin foi criada em 2006 exatamente para conter o desmatamento no entorno da BR-163.

O Pará continua no topo do ranking desmatamento por estado, concentrando 83% do desmatamento no período. Em seguida aparece o Mato Grosso com 10%.

Apesar dos números ruins de julho, olhando para períodos de um ano, continua à tendência de queda do desmatamento. Ao longo dos últimos 12 meses, o Imazon aponta redução de 36% do total desmatado de 1.047 km2 quadrados em relação ao mesmo período anterior, agosto de 2010 a julho de 2011, quando o total atingiu 1.628 km2 quadrados de floresta na Amazônia Legal.



http://www.oeco.com.br/noticias/26372-desmatamento-cresceu-perto-de-ucs-alteradas-pelo-governo?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+siteoeco+%28O+Eco%29
Amazônia:Desmatamento

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Altamira
  • UC Jamanxim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.