Deter 2013: os mapas do desmatamento na Amazônia

((o))eco - http://www.oeco.org.br/ - 11/04/2013
Dados sobre o desmatamento na Amazônia brasileira referentes ao mês de maio confirmaram tendência de aumento na destruição da floresta. Houve um incremento de 470% no número de alertas do Sistema de Deteçção em Tempo Real (DETER) na comparação com o mesmo mês de 2012.

Com base nas informações fornecidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), é possível visualizar quais os municípios, unidades de conservação e terras indígenas foram mais desmatadas. Os dados foram incluídos na plataforma de mapas interativos de ((o))eco, InfoAmazonia.

O mapa abaixo mostra os pontos de alerta de desmatamento segundo o sistema de detecção em tempo real. Cada um deles mostra a informação referente ao município, a área desmatada (em hectares) e data de detecção (em formato ano/mes/dia).

O munícipio de Alto Boa Vista no Mato Grosso onde recentemente o governo federal realizou operação para retomada da Terra Indígena Xavante Maraiwatsede figura em primeiro lugar entre aqueles com maior número de alertas de desmatamento.

A análise dos números do Deter por Unidades de Conservação indicam que a pressão ocorre em dois eixos de obras de infraestrutura. No entorno da rodavia BR-163, continua sendo afetada a Floresta Nacional do Jamanxin. E na região do rio Tapajós, onde se prevê a construção de pelo menos cinco usinas hidrelétricas, o desmatamento atinge a Área de Proteção Ambiental (APA) Tapajós.



http://www.oeco.org.br/mapas/27367-desmatamento-dados-de-maio-no-infoamazonia?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+siteoeco+%28O+Eco%29
Amazônia:Desmatamento

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tapajós
  • UC Jamanxim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.