Dois são presos por pescar no parque de Ilha Grande

Umuarama Ilustrado - http://www.ilustrado.com.br/ - 28/05/2013
A Polícia Ambiental de Umuarama prendeu neste final de semana, dois pescadores por pescar em local proibido, e por pescar Jurupesém, espécime de pesca proibida por três anos, no estado. Conforme o relatório da ação, os pescadores foram abordados praticando pesca embarcada na desembocadura do Rio Piquiri com o Rio Paraná, na reserva do Parque Nacional de Ilha Grande.

Todo o material usado pelos pescadores, como barco, motor de popa e apetrechos de pesca foram apreendidos, juntamente com os peixes que a haviam capturados (seis quilos). Ele foi preso em flagrante e encaminhado à Polícia Federal de Guaíra.

Ainda no domingo (26), em patrulhamento pela BR 272, no município de Francisco Alves (47 km de Guaíra), a equipe de policiais ambientais abordou um veículo rebocando uma embarcação, e flagraram uma grande quantidade de Jurupesém (espécime de pesca ilícita).

Segundo a polícia, ao ser indagado, o condutor do veículo alegou que retornava de uma pescaria no Rio Piquiri - numa região próxima de onde foi efetuada a prisão anterior. Ele foi preso, porém encaminhado à delegacia de Iporã (63 km de Guaíra).

A Polícia Militar Ambiental esclarece que a pesca com uso de petrechos proibidos, locais proibido, tais como corredeiras, desembocadura de rios, a menos de mil metros a jusante e montante de usinas hidrelétricas, espécimes que devam ser preservadas tais como o Dourado, Piracanjuva, Jaú, Jurupoca, Jurupesém, é crime tipificado no artigo 34 da Lei de Crimes Ambientais 9.605/1998.



http://www.ilustrado.com.br/jornal/ExibeNoticia.aspx?Not=Dois%20s%C3%A3o%20presos%20por%20pescar%20no%20parque%20de%20Ilha%20Grande&NotID=41898
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilha Grande (PARNA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.