Encontro vai promover o Parque Jurubatiba em Quissamã, no RJ

G1 - http://g1.globo.com/ - 26/05/2014
Empresários e autoridades participam do 1o Encontro do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba nesta segunda-feira (26) até as 19h, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Macaé, no interior do estado do Rio, com objetivo de alavancar o turismo no parque. Serão discutidas no encontro formas de seduzir turistas e promover a unidade ambiental que é um ponto de referência do ecoturismo da região. O Sebrae é quem promove o encontro e as discussões sobre o tema.

"O turismo em unidades de conservação é o produto que mais atrai turistas do mundo inteiro. E a exploração do Parque Jurubatiba e seu entorno de forma sustentável, é de suma importância para agregar valor à cadeia do desenvolvimento regional", afirma o coordenador do Sebrae no Norte Fluminense, Gilberto Soares.

Além de motivar o desenvolvimento do Parque Nacional, uma área de preservação permanente, os empresários serão estimulados a desenvolverem a ideia de promoção do local para a prática do ecoturismo e turismo de aventura, aplicando os conceitos da sustentabilidade e da preservação ambiental, fortalecendo o diferencial competitivo dos pequenos negócios e integrando a Unidade de Conservação com a cadeia produtiva do seu entorno.

No encontro, será feita apresentação de diagnóstico sobre a região, debate e reflexão sobre os resultados, e apresentação do projeto. Uma visita ao parque também está programada. O evento tem como parceiros as prefeituras de Macaé, Carapebus e Quissamã, Associação Comercial e Industrial de Macaé, ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

O Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba engloba área de Macaé, Carapebus e Quissamã. Possui 44 km de praias, e 18 lagoas costeiras de rara beleza e de grande interesse ecológico. O Parque é um abrigo para diversas espécies de fauna e flora das restingas que em outros locais do país estão em risco de extinção. Já foram inclusive encontradas novas espécies na área da Unidade.



http://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2014/05/encontro-vai-promover-o-parque-jurubatiba-em-quissama-no-rj.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Restinga de Jurubatiba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.