Filhote de baleia jubarte encalha no Sul de SC

Engeplus - http://www.engeplus.com.br - 23/09/2014
Um filhote de baleia jubarte foi encontrado encalhado morto na tarde de domingo na praia de Paulo Lopes, próximo à Praia da Gamboa (Garopaba). O Protocolo de Encalhes da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca/ICMBio foi acionado através do contato de pescadores com a Polícia Ambiental do Maciambú. Equipes da coordenação do protocolo deslocaram-se até o local nesta segunda pela manhã. O animal já estava em avançado estado de decomposição, mas foi possível realizar a biometria e coleta de amostra de alguns tecidos. Era um filhote macho, medindo 4,9 metros de comprimento.

As baleias jubarte (Megaptera novaeangliae), são uma espécie que migra desde a Antártida para o litoral nordeste brasileiro durante inverno e primavera para se reproduzir. A ocorrência e encalhes desta espécie não é comum na região da APA da Baleia Franca, já que a migração ocorre longe da costa.

Participaram desta ação a Associação R3 Animal, o Projeto Baleia Franca, a Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC/CERES, e a APA da Baleia Franca/ICMBio, instituições integrantes da Redes de Encalhes de Mamíferos Aquáticos do Brasil (REMAB), criada pelo ICMBio em 2011 para melhorar o monitoramento e atendimento a encalhes e capturas de mamíferos aquáticos.

As equipes contaram com o apoio de moradores da praia da Gamboa para deslocamento até o local, já que era uma área remota e de difícil acesso. A Prefeitura de Paulo Lopes foi contatada para realizar a destinação final adequada do mamífero, que deverá ocorrer nesta terça-feira.

Durante o atendimento, as equipes avistaram 6 (seis) grupos de baleias franca na Praia da Gamboa, sendo a maioria pares de mãe com filhote. Setembro é o mês de pico de ocorrência das baleias franca no sul do Brasil. A maior concentração é na APA da Baleia Franca/ICMBio, no litoral centro-sul de Santa Catarina.

Protocolo de Encalhes da APA da Baleia Franca

O Protocolo de Encalhes da APA da Baleia Franca é um programa desenvolvido pela equipe da Unidade de Conservação Federal para prestar assistência aos mamíferos marinhos encalhados na unidade, estabelecendo assim diretrizes entre as instituições executoras deste plano para o desenvolvimento de ações coordenadas para o atendimento destes casos.

A coordenação do Protocolo de Encalhes na Unidade é formada pela APA da Baleia Franca/ICMBio, Projeto Baleia Franca, Associação R3 Animal, Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC/CERES, Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski da UNESC, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos e Policia Militar Ambiental.

Em caso de animais vivos

- Não tente devolver o animal para a água, pois pode ser perigoso;

- Obtenha fotografias do animal, possibilitando a identificação da espécie e documentação do caso.

Proteja a sua saúde

- Evite respirar o ar expirado pelos animais;

- Não se aproxime da cauda. São animais grandes em situação de debilidade física, que podem se tornar ariscos com a aproximação de outros indivíduos e causar ferimentos.



http://www.engeplus.com.br/noticia/geral/2014/filhote-de-baleia-jubarte-encalha-no-sul-de-sc/
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Baleia Franca
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.