Fiscalização do Ibama e Polícia Federal prossegue ações no entorno do Parque Nacional da Lagoa do Peixe

Ibama/RS - 06/08/2007
Ontem (06/08) fiscais do Ibama e agentes da Polícia Federal prosseguiram com ações de fiscalização na parte sul do Parque Nacional da Lagoa do Peixe (litoral médio do Estado) com o objetivo de coibir a caça clandestina naquela região.

Abordo de um helicóptero do Ibama eles identificaram armadilhas construídas nos banhados, onde caçadores camuflados se escondem.

Segundo a chefe do Parque, Maria Tereza Queiroz, a intensa operação conjunta realizada no final de semana pode ter inibido a atuação dos caçadores.

A chamada Operação Mostardas iniciou no final de semana com a presença de seis fiscais do Ibama e 20 agentes da Polícia Federal e teve como objetivo impedir a caça clandestina naquela região já que a Justiça determinou a suspensão da caça amadora no Estado. Além das vistorias foram realizadas barreiras nas estradas.

No domingo, em cumprimento a um mandato de segurança fora vistoriadas duas propriedades no entorno do parque onde foram encontradas grandes quantidades de munição, armas e armadilhas.Todo o material foi recolhido pela Polícia Federal.

De acordo com Maria Tereza, as ações de fiscalização devem prosseguir de forma contínua. Em outra ação de fiscalização realizada em 26/07 na região do Parque Nacional da Lagoa do Peixe foram apreendidas 24 marrecas pertencentes a cinco espécies, uma arma calibre 20 sem registro, cartuchos deflagrados e intactos, pólvora, espoleta e chumbo com um motoqueiro. O condutor da moto foi autuado por porte ilegal de arma de fogo e crime contra a fauna silvestre em R$ 12 mil reais.

(Por Maria Helena Firmbach Annes, Ibama/RS, 06/08/2007)
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Lagoa do Peixe (PARNA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.