Flagrante de garimpo ilegal na mata

Diário de Cuiabá - http://www.diariodecuiaba.com.br - 22/07/2011
A "Operação Bateia", que envolveu 200 homens da Polícia Federal, Força Nacional de Segurança, Exército e fiscais do Ibama, fechou ontem um grande garimpo de ouro aberto ilegalmente no meio da Floresta Amazônica, no município de Nova Bandeirantes, a 1.030 quilômetros de Cuiabá.

Denominado "Novo Astro", o garimpo fica dentro do Parque Nacional do Juruena, na divisa de Mato Grosso com o estado de Amazonas. Na ação foram usadas dezenas de viaturas, equipamentos para facilitar o acesso à mata e quatro helicópteros.

Informações da Superintendência do Ibama em Mato Grosso dizem que pelo menos 100 garimpeiros estavam vivendo acampados no local para trabalhar na extração do metal. Eles irão prestar esclarecimentos sobre o garimpo e as clareiras abertas na mata para a exploração.

Até ontem, nenhum mandado de prisão havia sito expedido contra líderes do garimpo ou garimpeiros. A PF está colhendo depoimentos dos acampados na tentativa de identificar a participação e responsabilidade de cada um na atividade ilegal. O objetivo maior é chegar ao "dono" (ou donos) do garimpo.

Não é a primeira vez que o Ibama fecha essa área. Descoberto ano passado, o garimpo foi fechado pelos órgãos de polícia e Ibama, mas, após a saída dos fiscais, a atividade ilegal foi retomada.

Para evitar que a área volte a ser campo de extração de ouro, o Exército deverá fixar uma base no local por um período de pelo menos 30 dias. Outras áreas da floresta na mesma região, que também estaria sendo exploradas, começaram a ser fiscalizadas pelo grupo.




http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=397924
Amazônia:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Juruena
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.