Flona do Tapajós encerra o Pronatec Extrativista

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 04/04/2016
Dez cursos capacitaram 230 moradores de vinte comunidades


Neste mês, moradores da Floresta Nacional (Flona) do Tapajós, no Pará, encerram a rodada de cursos do Pronatec Bolsa Verde-Extrativismo, que vem sendo realizada na unidade de conservação desde o ano passado.

Ao todo, foram oferecidos dez cursos, sendo três concluídos em dezembro de 2015 e os demais em janeiro, março e, agora, em abril. A ação beneficiou 230 moradores de vinte comunidades - 18 da Flona e duas do entorno (São Jorge e São Pedro).

Os cursos foram articulados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra a unidade de conservação (UC). A a organização e a execução ficaram por conta do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Foram ministrados cursos de Horticultor Orgânico, Artesão de Biojoias, Agente de Projetos Socias, Agente de Desenvolvimento Cooperativista, Agricultor Familiar, Piscicultor, Condutor de Turismo em UC, Agricultor Agroflorestal, Administrador de Empreendimentos Florestais de Base Comunitária e Operador de Processamento de Frutas e Hortaliças.

Criado pelo governo federal

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo governo federal, em 2011, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país.

Além disso, o programa busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.

O Pronatec Bolsa Verde-Extrativismo é uma modalidade exclusivamente dedicada a populações que vivem do extrativismo em reservas ambientais. Tem como objetivo apoiar o desenvolvimento sustentável por meio do fortalecimento da cadeia produtiva do extrativismo, a geração de renda, a elevação de escolaridade e o combate ao analfabetismo.

Os cursos são gratuitos e ministrados por instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e das redes estaduais, distrital e municipais de educação profissional e tecnológica. Participam ainda do projeto as instituições do Sistema S, como o Senai, Senat, Senac e Senar.

Os demandantes dos cursos no município ou região são as unidades do ICMBio. A coordenação é do Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com os ministérios da Educação (MEC) e do Desenvolvimento Social (MDS).

No caso da Flona de Tapajós, a iniciativa conta ainda com o apoio do GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), Cooperativa Mista da Flona do Tapajós (CoomFlona) e moradores da UC.


http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/7818-flona-do-tapajos-conclui-o-pronatec-extrativista.html
Desenvolvimento Regional

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tapajós
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.