Floresta de Faro tem Conselho Gestor

SEMA/PA - www.sectam.pa.gov.br - 18/09/2009
A assembleia de posse do Conselho Gestor da Floresta Estadual de Faro, que vai gerir a Unidade de Conservação (UC) com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará (Sema), foi realizada nos dias 10 e 11 de setembro, em Faro, região oeste do Pará.

A criação do Conselho Gestor Faro foi deliberada durante a Oficina de Zoneamento Territorial da Floresta de Faro, desenvolvida pela Sema, por meio da Diretoria de Áreas Protegidas, no início deste mês, em Belém.

O Conselho é consultivo e tem formação igualitária de seus membros. Será presidido pela Sema de acordo com o Artigo 5 do Decreto N 2605, de 04/12/2006, que concede ao órgão estadual competência para administrar e adotar medidas necessárias, a fim de efetivar a proteção e implantação do Conselho Gestor.

A Floresta Estadual de Faro tem 635.935,72 ha, nos municípios de Faro e Oriximiná, no Pará. Foi criada em 2006 para uso múltiplo sustentável dos recursos florestais e ambientais, e gestão de reserva legal de forma compatível com a conservação da biodiversidade.

A partir de agora, qualquer ação que busque legitimar o zoneamento na área deverá ser levada ao Conselho para que seja autorizada.

Em outubro deste ano, representantes da sociedade deverão tomar posse nos Conselhos da Floresta Estadual de Paru e Trombetas.
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Faro
  • UC Trombetas
  • UC Paru
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.