Ibama dividirá com prefeituras gestão de parque

O Globo, Rio, p. 21 - 05/05/2007
Ibama dividirá com prefeituras gestão de parque
Jurubatiba será a segunda unidade a adotar esse modelo

Paulo Roberto Araújo

O Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, no litoral do Norte Fluminense, será o segundo do estado a contar com gestão compartilhada, com a administração a cargo do Ibama e de prefeituras. 0 Ibama pretende adotar na unidade, que está completando nove anos, o mesmo modelo que foi aplicado com sucesso no Parque Nacional da Tijuca, no Rio. Jurubatiba é o único parque no mundo que protege uma restinga, ao longo de 40 quilômetros do litoral, onde existem 18 lagoas e espécies endêmicas (que só ocorrem ali) de fauna e flora.

Elaborada por técnicos da UFRJ nos últimos quatro anos, a minuta do Plano de Manejo do Parque de Jurubatiba, que tem 15 mil hectares, foi entregue às comunidades de Macaé, Carapebus e Quissamã para consulta pública. Depois da revisão, o plano de manejo, que estabelece as normas de uso e exploração turística do parque, será publicado no Diário Oficial em 90 dias, segundo previsão do gerente do Ibama no Rio, Rogério Rocco.

- A Petrobras já deu sinal de que vai investir R$ 5 milhões no Parque de Jurubatiba nos próximos dez anos. Com os recursos, a gestão compartilhada e o reforço de pessoal técnico já em andamento, o parque será um modelo de unidade de conservação - a disse Rocco, que estará nos três municípios nos dias 10 e 11 de maio para propor a gestão compartilhada.

O Globo, 05/05/2007, Rio, p. 21
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Restinga de Jurubatiba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.