ICMBio apoia jornada cirúrgica em reserva no Pará

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 31/08/2012
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) deu todo o apoio à Jornada Cirúrgica, promovida entre os dias 18 e 24 de agosto pelo grupo voluntário "Expedicionários" na Reserva Extrativista (Resex) Tapajós Arapiuns, no Pará. Foram feitos cerca de 1.456 atendimentos aos moradores da região.

Além da Secretaria Municipal de Santarém (PA), o grupo contou com a ajuda das organizações comunitárias e da iniciativa privada por meio do Tapajoara. Para melhor atender à população, foi montada uma estrutura com cinco centros cirúrgicos móveis, equipados com sala de pré-operatório e pós-operatório, além de refeitórios e dormitórios.

No total, foram feitos 503 atendimentos odontológicos, 165 cirurgias de baixa, média e alta complexidade, incluindo catarata, apêndice, hérnia e cistos, 783 atendimentos clínicos e cinco emergenciais. Também foram disponibilizados três barcos grandes, que buscavam os pacientes em suas comunidades e, após o período de pós-operatório, levavam-no de volta.

"Me senti lisonjeado em poder participar de tamanho evento. Por várias vezes me emocionei em ver pessoas voltando a enxergar, recuperando parte dos movimento perdidos e voltando a ter uma vida normal", afirmou o gestor da Resex Tapajós Arapiuns, Mauricio Santamaría.

Segundo o agente comunitário de saúde de Mentai, Edwilson Cardoso Pimentel, a Jornada Cirúrgica leva saúde até as comunidades mais distantes. "Gostaríamos que a jornada ocorresse de forma regular, a cada dois anos, pois os comunitários têm dificuldade de ir até a cidade, e dessa forma são tratados próximo de suas casas e comunidades", diz.

Os moradores da região empenharam-se na organização do evento. Contribuíram desde a construção da estrutura necessária até a confecção de alimentos, limpeza e organizações dos espaços. Mais de 10 toneladas de equipamentos foram desembarcados na região. Toda essa logística contou com apoio do Exercito, por meio 8" Batalhão de Engenharia e Construção Marechal Rondon.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3260-icmbio-apoia-jornada-cirurgica-em-reserva-no-para.html
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tapajós-Arapiuns
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.